EDUCAÇÃO EM D

Primeira Mostra de Ciência e Tecnologia será nesta semana

Primeira Mostra de Ciência e Tecnologia será nesta semana

MOSTRAFER reunirá 21 escolas de Fernandópolis e região

MOSTRAFER reunirá 21 escolas de Fernandópolis e região

Publicada há 7 anos


Fernanda e Selma Regina, ao lado do gerente administrativo da ACIF, Geraldo Pedro Paschoalini, durante apresentação do projeto MOSTRAFER



Por Josanie Branco


Já está quase tudo pronto para a realização da MOSTRAFER (Mostra de Ciência e Tecnologia de Fernandópolis e Região). O evento, que acontece em sua primeira edição, será realizado nos próximos dias 15 de 16, no Plaza Eventos. Vinte e uma escolas de Fernandópolis e região participarão da feira, expondo seus trabalhos e projetos, sendo 12 estaduais, 5 municipais, 3 privadas e 1 técnica, totalizando 62 projetos a serem apresentados.


A abertura do evento terá início às 15h da próxima quinta e a exposição e apresentação dos trabalhos será, nos dois dias, até as 20h. O encerramento da feira e premiação estão previstos para sexta às 20h.


SOBRE A FEIRA


A escola Afonso Cáfaro tem promovido todos os anos feiras internas de ciências com o objetivo de incentivar a participação dos alunos em atividades de pesquisa. Nas últimas edições, os autores dos trabalhos destaques tiveram como premiação a oportunidade de participarem de grandes feiras científicas realizadas pelo país, entre elas, a Mostra Paulista de Engenharia; Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo; Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e a Mostra Brasileira de Ciências e Tecnologia.


Com o objetivo de promover a prática da pesquisa científica no ensino fundamental e médio, a E.E. Afonso Cáfaro pretende estimular que outras escolas também desenvolvam projetos de iniciação científica, desta forma realizando a MOSTRAFER, que vai reunir e apresentar trabalhos científicos desenvolvidos nas redes públicas e particulares da cidade e região, visando oportunizar às instituições de ensino a apresentação dos projetos desenvolvidos na prática cotidiana que, muitas vezes, ocultam-se entre as paredes da instituição escolar, sem a perspectiva de serem inseridos em feiras ou eventos estaduais e nacionais.


A Mostra também tem como proposta socializar e valorizar essas produções, resgatando a motivação não só dos discentes, como também de docentes, rumo ao desenvolvimento de cientistas mirins a futuros profissionais e contribuintes dos avanços tecnológicos e cultural do país.


A MOSTRAFER conta com a colaboração da comunidade e parcerias, como a AMEFER (Associação de Amigos de Fernandópolis), a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) empresas e instituições.


As coordenadoras da escola Cáfaro e responsáveis pela MOSTRAFER, Fernanda Cristina Aléssio Miranda e Selma Regina Rola de Oliveira convidam toda população da cidade e região para que prestigiem a feira, aberta a todos, e incentivem os alunos neste evento que pode ser a descoberta de grandes nomes e talentos da ciência.



últimas