PANDEMIA
Brasil tem primeiro caso de gata infectada com coronavírus
Brasil tem primeiro caso de gata infectada com coronavírus
No mundo, há menos de 20 cães e gatos comprovadamente infectados e relatados em literatura científica
No mundo, há menos de 20 cães e gatos comprovadamente infectados e relatados em literatura científica
O bichinho de estimação foi contaminado em Cuiabá, Mato Grosso - Foto:Imagem ilustrativa/Reprodução
Da Redação/SBT Interior
O primeiro animal de estimação a testar positivo para o coronavírus no Brasil foi descoberto em Cuiabá, no Mato Grosso. É uma gatinha de poucos meses. Ela não tem sintomas da Covid-19 e contraiu a doença de seus donos este mês.A informação foi divulgada pelo jornal "O Globo" nesta 2ª feira, 19.
O exame no animal foi feito pela Faculdade de Medicina Veterinaria da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A pesquisadora Valéria Dutra fez o teste PCR no animalzinho e alertou para o risco de as pessoas transmitirem o coronavírus para os animais quando estão com a doença.
Alexander Biondo, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR (Universidade Federal do Paraná), é um dos poucos cientistas brasileiros a investigar a covid-19 em animais domésticos. Segundo ele, pelo que se viu até agora, os gatos são mais suscetíveis à covid-19 do que os cães.
A amostra colhida na gata de Cuiabá foi enviada para análise diagnóstica pelo laboratório coordenado por Biondo. Também serão realizados exames com anticorpos.
Biondo é coordenador do maior estudo sobre coronavírus em cães e gatos no Brasil e um dos autores principais da mais completa revisão internacional sobre o Sars-CoV-2 em animais, aceita para publicação pela "Frontiers in Veterinary Science".
No mundo, há menos de 20 cães e gatos comprovadamente infectados e relatados em literatura científica.
Fonte:sbtinterior.com