EM DESTAQUE

EELAS ultrapassa meta de avaliação dos indicadores da educação

EELAS ultrapassa meta de avaliação dos indicadores da educação

Pela quarta avaliação consecutiva, escola está acima da média

Pela quarta avaliação consecutiva, escola está acima da média

Publicada há 7 anos


Escola conta com importantes parcerias para o bom funcionamento e qualidade de ensino



Por Josanie Branco 


Muitas são as ações desenvolvidas para acompanhar os avanços da educação nas escolas. As informações colhidas sobre cada instituição de ensino são utilizadas para orientar novas políticas e garantir a melhoria na qualidade do ensino. 


A Escola Líbero de Almeida Silvares - EELAS, de Fernandópolis, mais uma vez tem motivos para comemorar, é que pela quarta avaliação consecutiva do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo, a instituição de ensino ultrapassa a meta estabelecida dos indicadores de qualidade de ensino. 


Para a direção da escola, os bons resultados mostram o comprometimento de todos. “Nosso maior foco é a aprendizagem e os resultados dos indicadores confirmam o compromisso e a responsabilidade dos profissionais da nossa escola, aliado aos alunos e famílias, com essa união e envolvimento de todos é que garantimos a permanência da escola entre as instituições destaques”, comemora o diretor Carlos Cabral.   



Parceria entre profissionais da escola, alunos e familiares garantem permanência da escola no ranking das melhores



PARCERIAS 


Além do comprometimento de toda equipe, a escola EELAS também atribuiu sua qualidade de ensino e bons resultados às parcerias firmadas, dentre elas com a Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), onde são desenvolvidas aulas práticas nos laboratórios de Biologia, Química e Matemática com os alunos que cursam o ensino médio na escola. Também com a FEF/ PIBID, a EELAS desenvolve os projetos de Xadrez e Pipa, aprimorando o conhecimento de matemática dos alunos. 


Outra importante parceria da escola foi firmada com a ETEC (Escola Técnica de Fernandópolis) através do ETIM- Ensino Técnico Integrado Médio, nos cursos de Técnico em Administração e Técnico em Serviços Judiciários, contando atualmente com 120 alunos e uma previsão de mais de 200 discentes para o ano que vem. 


A EELAS também possui um elo com o Instituto Federal – Pólo Votuporanga, que disponibiliza, uma vez por semana, um professor para que esteja na escola ministrando aulas de aprofundamento preparatório para o ENEM, aos alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio. 


Com cerca de mil alunos, a EELAS é hoje referência regional, colhendo bons resultados e destaques em suas atividades, apresentações e projetos, já preparando seu calendário de ações para o ano que vem, esperando mais uma vez atingir autos índices através do seu ensino de qualidade.  


IDESP 


O Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) é um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista. O índice estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano. As metas de cada unidade são traçadas levando em consideração o desempenho dos alunos no Saresp e o fluxo escolar de cada ciclo que a unidade oferecer. 


IDEB


O Ideb é realizado pelo Inep, órgão do Ministério da Educação. O índice é calculado a cada dois anos, com base na taxa de aprovação e evasão, além do desempenho dos alunos. As taxas utilizadas são obtidas a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. Já para o desempenho utiliza-se a Prova Brasil, para escolas e municípios, e o Saeb, para os estados e Brasil.

últimas