ANIMAIS

Votuporanga tem 584 acidentes com escorpiões neste ano

Votuporanga tem 584 acidentes com escorpiões neste ano

Quantidade de escorpiões capturados chamou atenção de equipes da Vigilância

Quantidade de escorpiões capturados chamou atenção de equipes da Vigilância

Publicada há 4 anos

Votuporanga tem centenas de registros de acidentes com escorpiões neste ano - Foto: Reprodução

Da Redação/G1

Do início do ano até novembro, 584 moradores de Votuporanga foram picados por escorpiões. Não houve mortes causadas pelo animal peçonhento. No entanto, o número é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

De acordo com a Vigilância em Saúde, 583 acidentes envolvendo escorpiões foram notificados durante 2019. Ou seja, um morador foi picado a mais em 2020 – ano que terminará daqui um mês.

Segundo a Vigilância em Saúde, o número de acidentes está dentro do esperado pelas autoridades. Contudo, a quantidade de escorpiões capturados chamou a atenção de equipes. Somente em um bairro no município, mais de 800 animais foram encontrados.

O comerciante Valter Aparecido Andreetto foi um dos 584 moradores de Votuporanga picados por escorpião neste ano.

“Estava sentando em um banco, resolvi colocar a mão em uma árvore e senti a ferroada. Fui no posto, tomei uma medicação, soro e liberado. A picada doeu durante 24 horas”, diz o morador do bairro Bom Clima.

Segundo a responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde, Danielli Teodoro Leppos, quem for picado deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

“A pessoa também precisa manter a casa e o quintal mais limpos possíveis, rebocar o muro, colocar protetores de rodapés em todas as portas e borrachões nos ralos. Tudo isso pode evitar que o escorpião venha pelo esgoto e entrar na residência”, afirma.

Os moradores que encontrarem escorpiões em casa devem entrar em contato com a Vigilância em Saúde através dos números 0800 770 3174 ou 3406-3175.


Fonte: g1.globo.com

últimas