ANO ATÍPICO

Fernandopolenses esquecem férias e de ‘cara nos livros’ se preparam para o Enem

Fernandopolenses esquecem férias e de ‘cara nos livros’ se preparam para o Enem

Alguns estudantes se preparam para o exame nacional em grupos de WhatsApp

Alguns estudantes se preparam para o exame nacional em grupos de WhatsApp

Publicada há 3 anos

Breno Guarnieri

Faltando cerca de um mês para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), estudantes de Fernandópolis seguem firmes e alguns até se desdobram para se preparar para o exame que começa no próximo dia 17 de janeiro. Neste ano, segundo relatos, Natal e Ano Novo serão de “cara nos livros”.

À reportagem de O Extra.net, Amanda Silveira, 18 anos, disse que fará o exame pela primeira vez. Ela tenta conseguir uma vaga no curso de Odontologia. “Está sendo muito difícil porque é um ano complicado, mas que era muito esperado por mim. Sempre gostei de estudar, de aprender coisas novas. Espero que dê tudo certo e depois, quem sabe, curto um pouco as férias”, destacou.

A rotina, segundo ela, tem sido bem intensiva. Estuda boa parte do dia, cada dia da semana revisa duas matérias com exercícios dos vestibulares que pretende prestar. “A gente não aprende tudo. Precisa olhar várias vezes até entender”, acrescentou.

Outra pessoa que também tem estudado muito é Pedro Almeida, 18 anos, que busca uma vaga em Medicina. Ele explica que o maior desafio desse ano foi a própria cobrança. “Esse é meu segundo ano, por isso é um peso maior, tanto que minha ansiedade piorou. Não quero férias. Vou me dedicar ao máximo para conseguir meus objetivos”, relatou.

Bruno Oliveira, 17 anos, tem procurado diversos modos para ajudar a estudar. “Toda ferramenta é bem-vinda se for agregar aos estudos. Grupos de WhatsApp estão sendo fundamentais aos meus estudos. É por meio deles que tiro várias dúvidas, aprendo lições novas e também ajudo outras pessoas a estudarem. De qualquer forma, tenho procurado ficar de olho nas notícias e atualidades, nunca se sabe né”, afirmou Bruno, que tenta uma vaga em Engenharia Civil.

INTERNET ALIADA!

De acordo com o professor de cursinhos, Tiago Ferrari, em todo o país, com as aulas presenciais suspensas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), estudantes buscam se preparar com as ferramentas que têm à disposição.

“Desde o início da pandemia, tivemos muitos que desistiram, alguns por não se adequar a ficar em casa na frente do computador, mas em compensação existem aqueles que amaram porque podem fazer o próprio horário e usam diversas plataformas (internet) ao seu favor”, frisou.

Estudantes de Fernandópolis buscam se preparar com as ferramentas que têm à disposição

últimas