CLIMA

Verão tem previsão de calor e pancadas de chuva no noroeste paulista

Verão tem previsão de calor e pancadas de chuva no noroeste paulista

A expectativa é de que este verão seja com mais chuva do que o mesmo período do ano passado

A expectativa é de que este verão seja com mais chuva do que o mesmo período do ano passado

Publicada há 3 anos

Da Redação

O verão começou oficialmente nesta segunda-feira (21) no Brasil e a previsão é de que a estação seja marcada por calor e pancadas de chuva no interior de São Paulo.

Em São José do Rio Preto (SP), a previsão é de temperatura alta e previsão de pancadas de chuva, de acordo com dados do Instituto Nacional de meteorologia (Inmet).

“O verão é a época que mais chove no estado de São Paulo. É comum termos tempestades com muitos raios, às vezes ventania, granizo. Essas tempestades crescem por causa das nuvens muito carregadas que se formam com o excesso de calor e umidade", explica a meteorologista Josélia Pegorim.

A meteorologista afirma que a expectativa é de que este verão seja com mais chuva do que o mesmo período do ano passado.

"Para esse verão a expectativa é de que tenhamos uma convergência de ventos mais constantes no estado de São Paulo, mantendo o ar mais úmido no estado. Isso vai facilitar a formação de áreas de instabilidade. Não há expectativa de que ocorram extremos de calor, temperaturas excepcionais. Calor sim, abafado, mas dentro da normalidade."

Para o mês de janeiro, a meteorologista explica que é possível que as chuvas sejam acima do normal em todas as regiões do estado de São Paulo. Já para o mês de fevereiro a região de Itapetininga deve apresentar volume total de chuva abaixo da média.

"Aí vem a chuva de março, volta a chover com mais força em todas as áreas do estado de São Paulo. A chuva de março pode surpreender. [...] A ideia é de que a chuva de março fique acima do normal no final do mês em todas as regiões."


últimas