TEMPO
Cidades da região noroeste paulista podem registrar temporal
Cidades da região noroeste paulista podem registrar temporal
Situação fez Defesa Civil e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitirem alerta
Situação fez Defesa Civil e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitirem alerta
Da Redação
A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiram um alerta para a ocorrência de temporais com rajadas de vento e descargas elétricas nas próximas 72 horas em cidades da região noroeste paulista.
Em alguns municípios, a previsão indica a possibilidade de chover até 50 milímetros em um curto espaço de tempo, o que pode gerar estragos, transtornos e preocupações.
Dentre as cidades com risco de tempestade está Fernandópolis (SP), que sofreu com uma forte chuva na última sexta-feira (18).
Na ocasião, cerca de 70 árvores caíram, postes de energia elétrica foram derrubados, ruas e avenidas ficaram alagadas e casas danificadas.
De acordo com o chefe da Defesa Civil de Fernandópolis, caso a previsão do tempo seja confirmada, o município terá rajadas de ventos e um acumulado de chuva grande.
“É importante que toda população, não só de Fernandópolis, mas de toda região, cuide-se”, alertou Edmar de Oliveira.
Em São José do Rio Preto (SP), a previsão do tempo aponta que pode chover na tarde e noite desta quinta-feira (24), mas com menos intensidade.
Embora a quantidade seja menor do que a esperada em Fernandópolis, os moradores também precisam tomar cuidados, principalmente com a incidência de raios que podem queimar eletrodomésticos e atingir redes elétricas.
“Começou a chover, tire todos os aparelhos da tomada. Não utilize telefone ou deixe o celular carregando. Não tome banho. Fique dentro de sua casa. Existem sistemas que protegem a edificação, mas todo cuidado é pouco”, diz o engenheiro elétrico, Celso Francisco.