Peregrino de 56 anos começa caminhada de 700 km de Rio Preto a Aparecida

Peregrino de 56 anos começa caminhada de 700 km de Rio Preto a Aparecida

Vivaldo Aparecido Ribeiro começou sua peregrinação no último domingo, 10

Vivaldo Aparecido Ribeiro começou sua peregrinação no último domingo, 10

Publicada há 4 anos

Vivaldo durante caminhada no interior de São Paulo  — Foto: Arquivo Pessoal Vivaldo durante caminhada no interior de São Paulo - Foto: Arquivo Pessoal

Da Redação/G1

O Ramal de São José, rota que passa por cidades da região noroeste paulista e que integrou o Caminho da Fé, recebeu seu primeiro peregrino. Vivaldo Aparecido Ribeiro, de 56 anos, saiu da Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, em Rio Preto, neste domingo, 10.

Natural de Taubaté, Ribeiro é devoto de Nossa Senhora Aparecida e se preparou para andar por cerca de 700 quilômetros até o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida, na região do Vale do Paraíba.

Este é o sexto ano de peregrinação do taubateano, que vai comemorar o aniversário de 57 anos na estrada, no dia 18 de janeiro. Antes de sair de Rio Preto, ele organizou a viagem em planilhas e para chegar ao destino no dia 15 de fevereiro.

“Serão cerca de 35 dias andando e um gasto aproximado de R$ 3,2 mil. Faço os agendamentos com as pousadas antes de sair e, a cada dois ou três dias antes da chegada, faço contato confirmando a estadia”, explica.

Nesta segunda-feira, 11, Vivaldo chegou a Potirendaba (SP), cidade a aproximadamente 30 quilômetros de distância de Rio Preto. Ele conta que, fisicamente, andará todo o trajeto sozinho.

"Eu vou completar o percurso com Deus e Nossa Senhora Aparecida. Algumas pessoas me param no caminho e começam a falar que estão me apoiando. Isso me emociona muito e me dá forças para continuar."

O peregrino relata que o que mais importa são as experiências vividas em cada percurso e que está fazendo o caminho por devoção à Nossa Senhora Aparecida.

"Tenho muita fé nela. Mas também estou fazendo pelas pessoas que me dão forças, que me pedem orações, que decidem fazer o caminho depois de verem minhas fotos. Então, penso que jamais posso desistir", conta.

“Me sinto acolhido por moradores que nunca vi antes. Muitos me oferecem um copo de água geladinho, um café para dar energia, comida e até mesmo uma cama quentinha. Cada caminho é um caminho, nunca será o mesmo. A emoção é diferente a cada trajeto. O que importa não é a quantidade de vezes em que passei pelo Caminho da Fé, mas sim como eu fiz cada um deles", complementa.

'Caminho da Fé'

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

O percurso, que foi oficializado em 2005, conta com diversas rotas até a cidade de Aparecida. Uma delas é o Ramal de São José, que sai de Rio Preto e passa por Engenheiro Schmitt, Cedral, Potirendaba, Ibirá, Urupês, Vila Nova Cardoso, Novo Horizonte e Borborema, totalizando 170 quilômetros.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, além de movimentar devotos de todo o Brasil, a peregrinação também fomenta a economia das cidades.

“Existe um giro nesses locais, já que o peregrino acaba consumindo nas cidades. Esperamos, a médio prazo, a consolidação do roteiro e o aquecimento de setores como hotelaria, alimentação e transporte.”

Todo o trajeto é sinalizado e passa por trechos de estradas de terra, asfalto e trilhas dentro de fazendas e ao lado dos trilhos de trem.


Fonte: g1.globo.com

últimas