SAÚDE

Nasf faz alerta para cuidados com a saúde mental

Nasf faz alerta para cuidados com a saúde mental

Mês de janeiro é dedicado a reflexões e campanhas de conscientização

Mês de janeiro é dedicado a reflexões e campanhas de conscientização

Publicada há 3 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

O primeiro mês do ano é conhecido como “Janeiro Branco” e é dedicado a reflexões e campanhas relacionadas aos cuidados com a saúde mental. O Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) de Fernandópolis gravou um vídeo com informações importantes para a população. 

O tema do vídeo é: “Quem cuida da mente, cuida da vida: seja mais presente, viva a vida com respeito, tenha mais diálogo, invista em afeto, cuide da sua saúde, busque autoconhecimento, dê-se mais tempo, viva com mais sentido, diga não a violências e diga não a preconceitos”. Ele pode ser assistido na página no Nasf Fernandópolis no Facebook.

Janeiro é o mês para traçar metas e objetivos e a campanha do Nasf tem o objetivo de auxiliar a estabelecer objetivos mais acessíveis, especialmente neste momento de pandemia, que terá reflexo na saúde mental da população mundial.

De acordo com o Nasf, a mudança na rotina da população devido ao isolamento social; a nova forma de trabalho; a maior convivência com a família e maior proximidade, tudo isso associado às turbulências emocionais, como medos, incertezas, angustias e inseguranças, gera impacto na saúde mental. 

O Nasf destaca que o sofrimento não tratado pode evoluir para a piora dos sintomas e desenvolvimento de transtornos mentais e físicos. Por isso, é fundamental a busca por ajuda profissional quando a pessoa se sentir invadida por sentimentos negativos que impedem o planejamento de um bom ano e que afete a sua qualidade de vida. As unidades básicas de saúde de referência do município e os serviços de saúde mental estão à disposição para atender.

Para garantir a qualidade de vida e a saúde mental, o Nasf oferece uma série de informações importantes, como:

- Fique atento em sintomas como tristeza, angustia, autoestima baixa, dificuldade para se relacionar com as pessoas da família, no trabalho, com os amigos, apatia, desânimo, ansiedade, irritabilidade, insônia, desinteresse por atividades que antes gostava de fazer;

- Tenha atenção com as frases de alerta, como “não aguento mais”, “eu só quero dormir”, “para que planejar o ano se eu não vou mais viver”, “ninguém sentirá a minha falta”, “quero sumir”;

Cuide da sua saúde mental, mantendo uma alimentação saudável e uma rotina de trabalho adequada;

- Pratique atividades físicas, demonstre suas emoções, cultive emoções positivas, ao invés de ficar remoendo histórias do passado;

- Tenha atividades de distração;

- Aprenda a lidar com as dificuldades da vida.


últimas