ATENTE-SE À PR
Carreata chama atenção sobre a prevenção ao câncer de mama
Carreata chama atenção sobre a prevenção ao câncer de mama
Iniciativa contou com a participação da Carreta de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos; objetivo foi mostrar que o tumor é o que mais afeta as mulheres
Iniciativa contou com a participação da Carreta de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos; objetivo foi mostrar que o tumor é o que mais afeta as mulheres

Carreata contou com a presença da Carreta de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos
Por Breno Guarnieri
Na manhã do último sábado (08), as principais avenidas de Fernandópolis receberam uma carreata em alusão à campanha Outubro Rosa, que objetiva movimentar as instituições de saúde do município. A intenção foi alertar as mulheres para a importância do autoexame da mama e também da mamografia – exames que ajudam a diagnosticar precocemente o câncer de mama.
Durante a carreata, que visou chamar atenção do maior número possível de pessoas, a cidade, com o apoio do Hospital de Câncer de Barretos (Fundação Pio XII), recebeu a visita da Carreta de Prevenção, reforçando a campanha.
De acordo com a organização do evento, que contou com a parceria da AVCC, a carreata saiu do Instituto de Prevenção de Fernandópolis (situado ao lado da FEF), por volta das 8h30, e percorreu as Avenidas Augusto Cavalin e Expedicionários Brasileiros, com destino final: Praça da Matriz.
“Foi uma linda carreata. Chamou a minha atenção. Vou procurar me cuidar, pois infelizmente o câncer de mama é uma das maiores causas de morte de mulheres no mundo, apesar de ser uma doença com alta chance de cura, desde que descoberta no início”, destacou a professora Marlene Soares, 47 anos, que participou da carreata e durante a semana irar submeter-se à mamografia.
O discurso de Marlene ganha força com a empresária Carla Magalhães, 46 anos. “Procuro um médico anualmente. Durante a consulta sempre pergunto a ele se é hora de fazer a mamografia e faço o autoexame em casa, todos os meses”, acrescenta.

Oportunidade também contou com a participação de ciclistas
OUTUBRO ROSA
O mês de outubro é dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama. Conhecido por Outubro Rosa, neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico.
O movimento popular é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.