FÉ
Peregrino caminha mais de 800 km e conclui trajeto de Rio Preto a Aparecida
Peregrino caminha mais de 800 km e conclui trajeto de Rio Preto a Aparecida
Vivaldo Aparecido Ribeiro levou 37 dias para concluir o percurso
Vivaldo Aparecido Ribeiro levou 37 dias para concluir o percurso
Vivaldo Aparecido Ribeiro chegou ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida na tarde de segunda-feira - Foto: Arquivo Pessoal
Da Redação
Depois de caminhar por 896 quilômetros, o policial militar reformado Vivaldo Aparecido Ribeiro, primeiro peregrino a seguir pelo Ramal de São José, completou o Caminho da Fé na tarde desta segunda-feira, 15.
Vivaldo saiu da Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, em São José do Rio Preto, no dia 10 de janeiro. Durante a missão, ele comemorou o aniversário de 57 anos e chegou ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida depois de caminhar por 37 dias.
"Foram dias tranquilos. Peguei bastante sol. Costumava sair cinco horas da manhã das pousadas e caminhava em média 28, 30 quilômetros por dia", contou.
Segundo o peregrino, durante o trajeto ele perdeu sete quilos e teve câimbras. Contudo, além da fé, pessoas que o encontraram no caminho o ajudaram a chegar ao destino.
"Me deram água e comida. Tiveram dias em que eu realmente estava precisando de ajuda. Foi muito bom poder conhecer novas pessoas ao longo da caminhada."
"Não vou nem falar muito porque começo a chorar, foi realmente muito emocionante. Não passei por nenhuma dificuldade e faria tudo novamente", disse. "Agora vou comer tudo que posso. Vou descansar, mas se surgir outro ramal, começo a me planejar novamente."
Caminho da Fé
O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
O percurso, que foi oficializado em 2005, conta com diversas rotas até a cidade de Aparecida. Uma delas é o novo Ramal de São José, que sai de Rio Preto e passa por Engenheiro Schmitt, Cedral, Potirendaba, Ibirá, Urupês, Vila Nova Cardoso e Novo Horizonte até chegar a Borborema, totalizando 170 quilômetros, integrando o trecho com o Ramal Centro Paulista.
O trecho é novo e foi instituído a partir da peregrinação de Vivaldo, que fez o trajeto por devoção à Nossa Senhora Aparecida.
"Tenho muita fé nela. Mas também estou feliz pelas pessoas que me deram forças, que me pediram orações, que decidiram fazer o caminho depois que viram minhas fotos", afirmou.
Fonte: g1.globo.com