PLANO SP
Avanço da pandemia coloca Fernandópolis e região na fase vermelha a partir de sábado
Avanço da pandemia coloca Fernandópolis e região na fase vermelha a partir de sábado
Na fase vermelha do Plano São Paulo, somente serviços essenciais podem funcionar
Na fase vermelha do Plano São Paulo, somente serviços essenciais podem funcionar
Entrevista coletiva do governo paulista onde as novas medidas foram anunciadas. Fonte: Gov. Est. de SP
Da Redação
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira, dia 3, que o Departamento Regional de Saúde de Rio Preto, do qual Fernandópolis faz parte, será colocado na fase vermelha do Plano São Paulo a partir de sábado (6). A medida valerá até o dia 19 de março.
A medida será adotada diante do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na região.
Na fase vermelha do Plano São Paulo, somente serviços essenciais podem funcionar, como mercados, farmácias, postos de combustível e igrejas. Os demais setores da economia, como comércio, restaurantes (somente delivery), bares, salões de beleza e academia, deverão ficar fechados.
Uma novidade, porém, é que as escolas não serão incluídas na restrição da fase vermelha e poderão continuar a receber os alunos. O anúncio das escolas vem na contramão do que o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse nesta terça-feira (2). O chefe da pasta estadual ser favorável à suspensão das aulas presenciais nas escolas diante do agravamento da pandemia da Covid-19 no Estado.
A nova classificação para a Fase Vermelha vale para todo o Estado de São Paulo.
O que muda
A partir de sábado (6), apenas serviços essenciais poderão funcionar em todo o estado. Medida ficará em vigor por duas semanas
No período das 20h às 5h, recomendação é para que pessoas evitem circular nas ruas
A fase vermelha é a mais restritiva do Plano SP e permite o funcionamento apenas de setores essenciais da economia, como farmácias, supermercados, postos de combustível e transportes coletivos, como ônibus, trens e metrô (veja mais abaixo).
Na atual configuração da fase vermelha, as escolas podem continuar recebendo alunos com o limite máximo de 35% da capacidade.
Desde o final do ano passado, o governo passou a considerar a educação como serviço essencial. Nesta quarta (3), o Doria também incluiu na lista as atividades religiosas.
O que pode funcionar na fase vermelha?
Farmácias
Mercados
Padarias
Açougues
Postos de combustíveis
Lavanderias
Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
Transportadoras, oficinas de veículos
Atividades religiosas
Escolas
Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria
Bancos
Pet shops
Serviços de delivery ou entregas