PANDEMIA

Técnica em enfermagem morre à espera de leito Covid na região

Técnica em enfermagem morre à espera de leito Covid na região

Mirian Cristina Rodrigues Machado Gomes trabalhava no Samu

Mirian Cristina Rodrigues Machado Gomes trabalhava no Samu

Publicada há 3 anos

Mirian Cristina Rodrigues Machado Gomes morreu à espera de leito em Paulo de Faria  — Foto: Arquivo Pessoal Mirian Cristina Rodrigues Machado Gomes morreu à espera de leito em Paulo de Faria - Foto: Arquivo Pessoal

Da Redação/G1

Uma técnica em enfermagem de 38 anos morreu à espera de um leito para tratamento de Covid-19, em Paulo de Faria, na segunda-feira, 22.

Mirian Cristina Rodrigues Machado Gomes trabalhava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e atuava na linha de frente de combate à doença desde o início da pandemia.

Na última sexta-feira, 19, ela foi internada na Santa Casa de Paulo de Faria, onde ficou aguardando para ser transferida para um hospital da região por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

De acordo com a secretária de Saúde de Paulo de Faria, Valéria Gonçalves Faria, pedidos foram feitos, mas nenhuma vaga disponível foi encontrada para Mirian.

“Não tem vaga. Rio Preto está lotada. Essa é a nossa maior complicação. Não existem leitos de UTI na Santa Casa de Paulo de Faria. Dependemos das cidades da região”, disse Valéria ao G1.

Em nota, o estado de São Paulo disse que a demanda de transferências para casos de Covid-19 registradas Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) cresceu 117% em comparação ao pico da pandemia, mas que o governo está investindo em criação de novos leitos.

Ainda segundo a secretária de Saúde, os profissionais de Saúde de Paulo de faria estão inconformados com a morte precoce da técnica em enfermagem.

“Todo mundo abalado e chocado. Nós também estamos com um enfermeiro internado no Hospital de Base. Agora veio a Mirian. Estamos sem chão. Ela tomou a primeira dose da AstraZeneca. Não chegou a receber a segunda, porque não tinha dado a data”, afirmou.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Paulo de Faria publicou uma nota na qual lamenta a morte precoce de Mirian.

“Perdemos ontem uma combatente na batalha travada contra a Covid-19, que doou sua vida pela vida do próximo. A Prefeitura Municipal e todos os paulofarienses estão de luto! Aos que trabalham com a colega, aos que a conheciam, sabem que era uma pessoa muito dedicada e querida! Sentimentos profundo de pesar à família e a toda equipe de saúde”, escreveu.

Moradores que conheciam a técnica em enfermagem comentaram a publicação e também lamentaram a situação.

“Meus sinceros sentimentos a toda a família e a cidade de Paulo de Faria que perde hoje uma excelente profissional. Que Deus possa dar o conforto necessário nesse momento”, afirmou uma internauta.

O corpo de Mirian foi enterrado no Cemitério Municipal de Paulo de Faria na manhã desta terça-feira, 23.

Até a noite de segunda-feira, 22, a cidade tinha 559 casos confirmados de coronavírus, dos quais 523 estavam recuperados e nove tinham morrido.


Fonte: g1.globo.com

últimas