SAÚDE

Em dezembro, grávidas receberão repelentes gratuitos

Em dezembro, grávidas receberão repelentes gratuitos

Grávidas cadastradas no Programa Bolsa Família vão receber gratuitamente repelentes contra o Aedes aegypti no final deste ano

Grávidas cadastradas no Programa Bolsa Família vão receber gratuitamente repelentes contra o Aedes aegypti no final deste ano

Publicada há 9 anos


Grávidas cadastradas no Programa Bolsa Família serão beneficiadas



Da Redação


As grávidas que são cadastradas no Programa Bolsa Família vão receber gratuitamente repelentes em dezembro para se proteger contra o Aedes aegypti, o responsável por transmitir a dengue, a febre chikungunya e a  Zika que é o causador dos casos de microcefalia no país. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, informa que no momento os repelentes estão em processo de compra para que possam ser distribuídos  neste final de ano.


O QUE É MICROCEFALIA ?

É uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal.


O QUE CAUSA MICROCEFALIA?

Na maior parte dos casos são infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus são alguns exemplos.

Outros possíveis causadores são abuso de álcool e drogas ilícitas na gestação e síndromes genéticas como a síndrome de down.


EXISTE PREVENÇÃO?

Um bom acompanhamento pré-natal pode ajudar a diminuir o risco. A gestante também deve sempre procurar o médico se sentir sintomas de infecção, como febre, além de evitar o abuso de álcool e drogas ilícitas.

A doença que é causada por meio do Zika não é contagiosa portanto, é transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Para saber se está com Zika é importante ressaltar que alguns dos sintomas são: febre, conjuntivite, dor de cabeça, nos músculos, nas articulações, manchas vermelhas, cansaço físico e mental entre outros.

Não há previsão para a distribuição de vacinas da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), porém, existe uma opção da vacina da rede privada que custa aproximadamente R$ 200,00 e é necessário tomar três doses.

últimas