Assessoria de Imprensa


Visita da equipe do Cras nas associações “Maria João de Deus” (acima) e Henri Pestalozzi (abaixo)
O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) tem o papel de oferecer serviços de proteção social, afastando as famílias da situação de vulnerabilidade e fortalecendo o acesso aos direitos de cidadania. Com essa intenção, a equipe técnica do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do Cras IV – Nova Era busca constantemente a proximidade com a sociedade.
O grupo visitou recentemente duas instituições com quem trabalha em parceria, a Associação Comunitária “Maria João de Deus” e Associação Filantrópica Henri Pestalozzi.
Com estas visitas, os profissionais pretendem fortalecer o trabalho do Cras junto às instituições que atuam também em trabalhos sociais na mesma região da cidade. Foram oferecidas orientações com relação às normas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e também sobre a execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, trabalho realizado com a sociedade dentro do próprio Cras.
O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma ferramenta fundamental de garantias sociais e vem sendo realizado pela Associação Comunitária “Maria João de Deus”, Associação Filantrópica Henri Pestalozzi e o Cras. O SCFV oferece atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Para saber como participar do SCFV, procure o Cras mais próximo de sua casa. O Cras Nova Era, mantido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania, localiza-se na Rua Pernambuco, nº 610, Vila Regina.