Assessoria de Imprensa – Ouroeste
A ONG Litros de Luz e a AES Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ouroeste desenvolveram, durante a semana, o projeto Litros de Luz com participação dos alunos e professores da EMEF José de Souza Cabral, do distrito de Arabá. Através de uma oficina online foram confeccionados lampiões totalmente sustentáveis que serão enviados ao interior do estado da Bahia, local desprovido de energia elétrica.
O município de Ouroeste, por meio desta oficina, cumpriu a diretiva (Município Verde/Azul) que relaciona projetos sustentáveis a garantia do compromisso e respeito ao meio ambiente através da conscientização de crianças e adolescentes.
A AES Brasil e a ONG Litros de Luz disponibilizaram materiais e profissionais que deram um verdadeiro show de aula sobre sustentabilidade, geração de energia elétrica, geração de energia fotovoltaica e apresentação do conjunto fotovoltaico “Boa Hora”, localizado no Distrito de Arabá.
Tais lampiões são compostos por cano de pvc, garrafa pet, bateria, lâmpadas de led e alguns circuitos elétricos. O projeto foi desenvolvido pelo Litro de Luz e visa levar energia para locais de difícil acesso, por ser portátil. Depois de montado, ele recebe a placa de energia solar, que faz a função de carregar a bateria, enquanto a lâmpada de led se mantem apagada.
O projeto foi desenvolvido pelo Litro de Luz e visa levar energia para locais de difícil acesso