REVOLUÇÃO DE 32

Policiais Militares do 16º Batalhão celebram o dia da Revolução Constitucionalista de 1932

Policiais Militares do 16º Batalhão celebram o dia da Revolução Constitucionalista de 1932

Comandante lembrou o 'altruísmo diário dos policiais militares'

Comandante lembrou o 'altruísmo diário dos policiais militares'

Publicada há 3 anos

Policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior em solenidade alusiva à Revolução Constitucionalista de 1932. Foto: Reprodução/Facebook

Da Redação

A Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou, nesta sexta-feira, 09, cerimonial em homenagem ao dia da Revolução Constitucionalista de 1932.

Um comunicado oficial foi divulgado pelas redes institucionais da corporação (vide abaixo), subscrito pelo Comandante Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Fernando Alencar Medeiros.

Em Fernandópolis, no 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior, tropa formada do efetivo administrativo celebrou o marco histórico da Revolução Constitucionalista de 1932 (foto).

"9 de Julho - Revolução Constitucionalista de 1932

A Polícia Militar, Força Pública do Estado de São Paulo, chega a mais um 9 de Julho com a força motriz de seus bravos homens e mulheres que honram o legado deixado pelos nossos veteranos, desde os 130 de 1831.

A data, reverenciada no estado pelos valores democráticos que detêm, serve para lembrarmos também do altruísmo diário de cada um dos policiais militares que em suas áreas de atuação exercem.

O símbolo da Polícia Militar possui 18 estrelas que são referentes aos marcos históricos de sua existência ao longo desses quase 190 anos. Aliás, o número 190 é também uma marca da instituição.

A primeira estrela do nosso logo significa, justamente, a criação da “Milícia Bandeirante”, primeira nomenclatura da Instituição e que possuía 130 bravos homens que mal imaginavam serem os antecessores dos atuais 85.000 policiais militares do Estado.

A décima-quinta estrela significa a epopeia da então Força Pública na revolução de 1932, que exaltamos em 9 de Julho.

Ainda que lembremos dos 18 marcos de forma reverencial, cabe aqui uma justiça a ser feita aos atuais policiais militares: teriam menos estrelas no céu, que não poderiam ser representados em tão pequenino brasão, se fossemos destacar o quanto a ação diária dos senhores e senhoras na vida de cada cidadão pudesse ser destacado por essa imagem celestial.

Cada salvamento realizado, cada roubo contido, cada auxílio a parturiente, cada sequestro evitado e tantas outras ações pelas senhoras e senhores realizadas são o que fazem de nossa Instituição indispensável à democracia.

Nos últimos 2 anos passamos por mais um teste, mais uma estrela seria razoável, pois perdemos homens e mulheres para um inimigo terrível e invisível: o coronavírus. Por outro lado, mostramos, mais uma vez como em 1918 quando da Gripe Espanhola, que o povo paulista pode contar com sua Força Pública. Continuamos com força total. Cada policial militar garantiu a paz social e a ordem pública.

Enfim, policial militar, tenha certeza que seus esforços são notados pelas pessoas que residem nesse estado e tenham a certeza de que o Comando luta cada dia por honrar a condução dessa Augusta Instituição para o bem do Sociedade, Estado e cada um de seus integrantes.

VIVA A FORÇA PÚBLICA!!!!"

últimas