EDUCAÇÃO

Alunos da escola Andreo aprendem programação de forma divertida

Alunos da escola Andreo aprendem programação de forma divertida

Publicada há 7 anos

Assessoria de imprensa


É possível ensinar Ciência da Computação para crianças? Claro, e ainda com brincadeiras! A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Garcia Andreo tem oferecido oficina de codificação nas aulas de informática do professor Luís Soares.

A escola Andreo participa do movimento “Hora do Código”, com atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades para a vida do aluno, como raciocínio lógico matemático, conceitos de localização e habilidades de leitura de uma maneira divertida. O trabalho é realizado em grupo e, assim como todo jogo, possui seus desafios, que são compartilhados para mostrar a importância da convivência com os colegas.


Por meio do “Hora do Código”, 180 países aproveitam os meses de novembro e dezembro para ensinar Ciência da Computação para as crianças e também a todos os interessados em aprender.

“O ‘Hora do Código’ é um projeto internacional organizado pela ONG Code.org, para o Brasil veio pelo Programaê. A proposta é disseminar o ensino da Ciência da Computação para o maior número de pessoas usando o lúdico. Não é preciso ser um professor de informática para ensinar os exercícios, no site do Programaê há várias atividades que podem ser realizadas em casa pelas famílias”, disse o professor Luís Soares.


Luís disse que decidiu apresentar o programa aos alunos como um diferencial atrativo. “Hoje, as crianças aprendem muito cedo a informática básica. Ensinar atividades como esta despertam o interesse deles e deixam a aula bem participativa. Na oficina, os alunos podem desenvolver personagens, histórias e seus próprios joguinhos”, disse.


As atividades na escola Andreo acontecem no período da tarde e beneficiam cerca de 100 estudantes.


 

Hora do Código


O movimento “Hora do Código” é uma corrente mundial que quer mostrar a crianças, jovens, adultos, pais e professores que programar pode estar ao alcance de todos! A ideia é desmistificar o mundo dos códigos e provar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos dessa arte.

Aprendendo os fundamentos da programação de computadores, dá para desenvolver seus próprios aplicativos, o jogo dos sonhos e o que mais a pessoa quiser. Dá para aprender programar com os personagens de Star Wars, as princesas de Frozen, jogando minecraft, Angry Birds e muitos mais.


Alguns links para quem deseja conhecer e participar:


https://hourofcode.com/br/promote - site oficial com imagens para promover o evento.

https://studio.code.org/s/course1 - Curso para crianças que não sabem ler.

https://code.org/ - Site oficial do projeto.

http://programae.org.br/ - mantenedora do projeto no Brasil. (fundação lemman, Vivo – telecon.)

últimas