VATICANO
Papa Francisco é alvo de “intimidação e ameaça” após suspender cardeal
Papa Francisco é alvo de “intimidação e ameaça” após suspender cardeal
Carta com 3 balas 9mm foi interceptada por policiais nos correios de Milão
Carta com 3 balas 9mm foi interceptada por policiais nos correios de Milão
Da Redação
A polícia italiana interceptou nesta segunda-feira (9) uma carta endereçada ao Papa Francisco que continha três balas de calibre 9 milímetros.
O envelope estava em um centro de triagem dos correios em Peschiera Borromeom, na província de Milão. Os agentes abriram uma investigação para apurar o caso com a autorização da procuradora adjunta da cidade, Alessandra Cerreti.
De acordo com o jornal Corriere della Sera, a carta tinha uma mensagem relacionada aos escândalos financeiros do Vaticano e citava o julgamento iniciado na semana passada contra vários réus, incluindo o cardeal Ângelo Becciu, demitido de suas funções na administração do Vaticano em 2020 e que teve seus direitos cardinalícios suspensos.
Ele é alvo de cinco acusações de desvio de verbas, uma de abuso de poder e uma de induzir a testemunha a cometer perjúrio. Há ainda uma acusação de que ele priorizou empresas e organizações de caridade controladas por seus irmãos na Sardenha na hora de destinar recursos e contratos.
Um agravante é o fato de o religioso ter tentado desmoralizar os investigadores em declarações à imprensa italiana. Ele sempre se declarou inocente.
Segundo a denúncia, o cardeal usou recursos para financiar a compra de 45% de uma propriedade londrina, ao custo inicial de 200 milhões de euros (R$ 1,22 bilhão).
Ao todo, o Vaticano perdeu cerca de 350 milhões de euros (R$ 2,13 bilhões) nesta negociação, incluindo comissões pagas a intermediários, alguns deles também no banco dos réus.
De acordo com investigação preliminar, o envelope com a munição, em evidente tentativa de intimidação e soando como ameaça contra a vida do Papa Francisco, não tinha remetente e foi enviada da França.
As informações no envelope foram escritas com caneta esferográfica, mas estavam quase ilegíveis. Apesar disso, foi possível ler "Papa — Cidade do Vaticano, Praça de São Pedro, Roma."
Fontes: O Globo e agências internacionais
Papa Francisco é alvo de intimidação: ameaça é investigada (Foto: Reuters/Remo Casilli)