CUIDANDO DA SA

Primeira semana “João Pedro Azevedo” está em andamento

Primeira semana “João Pedro Azevedo” está em andamento

Prevenção, saúde e doação de sangue são temas abordados na campanha que segue até o próximo domingo

Prevenção, saúde e doação de sangue são temas abordados na campanha que segue até o próximo domingo

Publicada há 7 anos


Cláudio Azevedo, coordenador da campanha



Por Josanie Branco


Começou ontem (21), e vai até o próximo domingo, dia 27, a 1ª Semana de Prevenção, Saúde e Doação de Sangue de Fernandópolis “João Pedro Azevedo”. A mobilização consiste na realização de palestras e ações que objetivam orientar a população, de todas as idades, sobre a importância de doar sangue - um gesto que pode salvar vidas - e sobre os cuidados essenciais com a saúde.


Dentro das atividades propostas no decorrer da semana, está sendo realizada a campanha “Passos que Salvam”, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado na próxima sexta, 25. Todos os doadores que comparecerem no Hemocentro de Fernandópolis para a coleta, serão presenteados com camisetas e submetidos a exames de rotina.


Outro importante assunto que será discutido no decorrer da semana é o combate ao câncer infantil, data que também é lembrada neste mês de novembro, no próximo dia 23.




PROGRAMAÇÃO


A abertura da 1ª Semana de Prevenção, Saúde e Doação de Sangue foi realizada na noite de ontem (21), com a palestra “Mitos e Verdades sobre a Doação de Medula Óssea”, ministrada pelo palestrante Anderson Ferreira Nunes, Capitão da Polícia Militar de SP.


Hoje, novamente às 20h, o público é convidado para mais uma palestra, desta vez com a enfermeira coordenadora da Fundação Pio XII, Unidade de Fernandópolis, Tânia Silveira Lourenço Sanches, que abordará o tema “Prevenção do Câncer de Mama”. Em seguida, às 21h, o coordenador da campanha, Claudio Azevedo, fará uma explanação sobre o projeto “Seja um Herói, Salve Vidas”, ressaltando a importância de se um doador de sangue e medula óssea.


Dando sequência ao cronograma de atividades, amanhã, dia 23, às 20h, será a vez da médica oncológica Leila Bastos Borim, que ministrará sobre “Prevenção e Sintomas do Câncer Infanto¬Juvenil’. Todos os eventos serão realizados no anfiteatro do Hospital do Câncer de Barretos, unidade de Fernandópolis.


Para encerrar a semana, um grande número de participantes é esperado no domingo, dia 27, às 8h30, na Praça da Matriz, para a caminhada “Passos que Salvam”, que percorrerá ruas e avenidas da área central da cidade.

“Nossa maior proposta é alertar a população sobre o quanto o gesto de doar sangue é  benéfico na vida de muitas pessoas. Também vamos falar sobre cuidados com a saúde e o combate ao câncer infantil, portanto é muito importante que toda comunidade participe conosco”, convidou Claudio.  


A CAMPANHA

A 1ª Semana de Prevenção, Saúde e Doação de Sangue de Fernandópolis “João Pedro Azevedo”, além de promover ações que conscientizam, também tem como proposta homenagear o garotinho João Pedro, símbolo do projeto “Seja um Herói”, que morreu  no dia 24 de março de 2015, em consequência de uma leucemia, após anos de tratamento e diversas campanhas realizadas em seu nome.



últimas