CRIATIVIDADE

Escola transforma lixo em arte

Escola transforma lixo em arte

Publicada há 7 anos



A EMEF ‘Professor Geraldo Brandini’, da cidade de Populina, promoveu no último dia 17, a segunda mostra cultural com o tema: “Arte Contemporânea”, realizada pelos alunos do Ensino Fundamental Ciclo I. O evento contou com a apresentação de dança, desfile de moda, poesia infantil, maquete e trabalhos de artes visuais,

realizados nas aulas de arte e nas aulas de atividades artísticas das oficinas curriculares, sob a orientação das professoras Loani C. de Andrade e Samanta Vilela.


Durante a comemoração o artista plástico e fotógrafo brasileiro Vik Muniz foi homenageado, enfatizando o material reciclável usado por ele em suas obras.


O objetivo do trabalho era fazer as crianças entenderem que estavam trabalhando com uma matéria prima de valor, não com lixo, fazendo referência a quantidade de lixo jogado nas ruas, praias, motivando para a conscientização em relação ao perigo que isto representa para o ecossistema.


O documentário anglo-brasileiro, “Lixo Extraordinário”, lançado em 2010, relata o trabalho do artista com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, o Jardim Gramacho, em Duque de Caxias no Rio de Janeiro, o que mostra a produção de obras de arte com material coletado neste aterro. O artista entende a arte com projeto social de partilha e inclusão, para ele a arte deve promover diálogo, mais que reciclar mostrar que qualquer tipo de material pode ser transformado em arte. Criatividade e beleza nos trabalhos confeccionados pelos alunos .



  


últimas