PANDEMIA
Estado de SP está pronto para fornecer dez milhões de doses da Coronavac ao Brasil
Estado de SP está pronto para fornecer dez milhões de doses da Coronavac ao Brasil
Instituto Butantan encaminhou proposta e aguarda Ministério da Saúde
Instituto Butantan encaminhou proposta e aguarda Ministério da Saúde
Da Redação
O Governador João Doria confirmou, nesta quarta-feira (2), que o Estado de SP está preparado para realizar a entrega imediata de 10 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde. O Instituto Butantan já colocou as vacinas à disposição do Governo Federal para reforçar a imunização de crianças, na faixa etária de 6 a 17 anos, contra a COVID-19 em todo Brasil.
“O Instituto Butantan tem disponibilidade de fornecimento imediato de 10 milhões de doses da vacina Coronavac, aprovada pela Anvisa, para as crianças de outros estados brasileiros. E aqui em São Paulo podemos ver a aceleração que felizmente conseguimos dar na imunização de crianças contra a COVID-19”, disse Doria.
A aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes foi aprovada pela Anvisa no dia 20 de janeiro. Na tarde de ontem (1º), o Instituto Butantan encaminhou ofício ao Ministério da Saúde com a proposta de fornecimento de 10 milhões de doses do imunizante pediátrico. O documento foi enviado em resposta a consulta da própria pasta federal.
O Butantan ofereceu a entrega imediata de 10 milhões de doses já envasadas e certificadas pelo rigoroso controle de qualidade do instituto, além de 20 milhões adicionais para entrega no prazo de 20 a 25 dias, mediante assinatura do contrato. O IB aguarda a posição do Ministério para dar seguimento aos trâmites de fornecimento das vacinas.
Em 2021, o instituto forneceu 100 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI), encerrando o contrato antes do tempo previsto, em meados de setembro. A CoronaVac foi a primeira vacina aplicada no país e garantiu a proteção dos grupos mais vulneráveis ao vírus, os idosos e profissionais de saúde.
O Butantan informou ter capacidade para atender a qualquer outra demanda de Coronavac, vacina produzida em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, com cronograma previamente definido.