TERCEIRO SETOR

Maria João de Deus é contemplada com o CEBAS

Maria João de Deus é contemplada com o CEBAS

Certificado realça a boa governança e transparência da entidade

Certificado realça a boa governança e transparência da entidade

Publicada há 7 anos


Instituição atende 90 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos




Por Josanie Branco


A Associação Comunitária Maria João de Deus termina o ano de 2016 com uma importante conquista, o CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente da Assistência Social). A notícia sobre a certificação veio há poucos dias e encerra os trabalhos anuais da entidade com ‘chaves de ouro’.


Com o CEBAS, a Associação passou a ser reconhecida como entidade de assistência a nível federal, e dentre outros benefícios, poderá usufruir da isenção e/ou imunidade de contribuições sociais, algo em torno de 30% de economia em caixa.


Além disto, o CEBAS realça a boa governança e transparência da entidade e por isto é requisitado por vários órgãos do governo e por empresas privadas para a realização de convênios, doações e parcerias, além da preferência dada em lei. “Demos entrada esse ano com a documentação e ficamos muito felizes com essa certificação, que será de grande importância para o desenvolvimento de nossa associação”, comemorou Rafaela Paschoalini, coordenadora da Maria João de Deus.



Profissionais que trabalham na entidade




A ENTIDADE

A Associação Comunitária Maria João de Deus é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1990 com o objetivo de possibilitar melhorias nas condições de vida dos moradores do bairro Jardim Ipanema e adjacentes, visto que os mesmos se encontravam em situação de extrema vulnerabilidade social, sendo assim, a instituição realizava um trabalho assistencialista e com caráter caritativo.

Atualmente a instituição atende 90 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos, de segundas a sextas-feiras, oferecendo diversas atividades, dentre elas na área esportiva com aulas de capoeira, oficinas de funcional e jiu jiuts, artesanato, coral e violão, atividades com a psicóloga, reunião com as mães, entre outras atividades preparadas pela equipe de trabalho e sob a coordenação de uma assistente social e responsável técnico pela instituição.


Com o passar dos anos, e de acordo com as evoluções das Leis de Assistência Social, todas as entidades tiveram que se adequar e foram se aprimorando, deixando de lado o caráter de assistencialismo que passando a ser reconhecido como projetos sociais, pautados em leis com o objetivo de garantir cidadania a todos os atendidos, bem como suas respectivas famílias.


O atendimento da instituição abrange os bairros Jardim Ipanema/sede, Paulistano e Redentor, todos bairros periféricos e que possuem focos de famílias com crianças e adolescentes, cujo o numero é relevante nos bairros, na faixa etária de 06  á 15  anos de idade, que apresentam alta vulnerabilidade em decorrência da baixa renda dessa população, estando assim, submetidos às situações de risco pessoal e social, como: drogas, violências, prostituição e outros agravos que transgridam os direitos dessas crianças e adolescentes.


Para execução desse trabalho, a associação conta com uma equipe de trabalho, composta por coordenadora, assistente social, psicóloga, auxiliar administrativo, orientadora social, oficineiros, serviços diversos, auxiliar de limpeza, além de alguns voluntários que prestam serviços. A entidade conta com alguns convênios com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, porém, diante da escassez dos recursos, para manter seus projetos e atendimento ativos promove eventos, como a venda de pães e demais colaborações de doadores.



Publicação feita pela Secretaria Nacional de Assitência Social, certificando a entidade de Fernandópolis  



últimas