OUROESTE

Combater a dengue: uma batalha de todos e juntos seremos vencedores

Combater a dengue: uma batalha de todos e juntos seremos vencedores

Neste ano já foram confirmados 33 casos da doença no município

Neste ano já foram confirmados 33 casos da doença no município

Publicada há 2 anos

Os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis previamente e orientarão quanto à preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida

Assessoria de Imprensa – Ouroeste 

O Aedes aegypti não dá trégua. A equipe de Controle de Vetores, da Secretaria de Saúde de Ouroeste, realiza nebulizações nos quarteirões onde foram detectados casos positivos de dengue. Neste ano já foram confirmados 33 casos da doença no município. Vale dizer que o trabalho de prevenção é a melhor solução, faça sua parte elimine os criadouros, não deixe água acumulada.

Sobre a nebulização

A atividade de nebulização consiste na aplicação de inseticida para matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue. O produto age apenas no momento da aplicação, portanto, a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da eliminação da água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.

Os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis previamente e orientarão quanto à preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida. Após 20 minutos, os agentes retornarão para confirmar se o ambiente já está preparado para o bombista aplicar o produto.

O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 30 minutos. Em hipótese alguma os bombistas retornarão aos imóveis que foram encontrados fechados ou não preparados para receber o inseticida, ou seja, é importante que a preparação do ambiente seja seguido dentro do prazo estipulado.

Como preparar o imóvel para receber a nebulização?

- Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;

- Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa para que o inseticida possa atingir todos os locais;

- Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;

- Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros);

- Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas. #todoscontraoaedes.

últimas