TRABALHO E SOLI

Etec desenvolve brinquedos com polímeros e realiza doações

Etec desenvolve brinquedos com polímeros e realiza doações

Publicada há 7 anos


Alunos da Etec presenteando a garotada da Cemei Profª Dayse



Da Redação


Os alunos do Ensino Médio Integrado em Química da Etec “Profº. Armando José Farinazzo de Fernandópolis” desenvolveram, na última semana, juntamente com os professores Tais Batista Marino e Joel Gouveia Baptista, no componente de Síntese e Identificação dos Compostos Orgânicos II, brinquedos envolvendo os conceitos trabalhados durante o bimestre sobre polímeros.


Polímeros estão por toda parte e podem ser orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos. Quando o assunto é lixo e reciclagem, os vilões são os polímeros sintéticos. Eles são formados basicamente por hidrocarbonetos derivados do petróleo. Essas macromoléculas formam plásticos, borrachas e fibras sintéticas que, além de não serem biodegradáveis, nem sempre são recicláveis e, em geral, sua incineração causa danos ao meio ambiente.


Pensando nisto, o objetivo do desenvolvimento dos brinquedos, foi fazer com que os alunos aprendessem sobre reciclagem, tipos e características dos polímeros de uma maneira diferente e prática. Os alunos desenvolveram brinquedos com diferentes tipos de polímeros. Ao final do trabalho, os alunos apresentaram os polímeros que haviam utilizado para cada brinquedo, juntamente com as fórmulas e nomenclaturas.


Todos os brinquedos foram doados para a escola municipal Cemei Profª Dayse Liney Malavazzi. Os próprios alunos realizaram a doação dos brinquedos e puderem ver a reação das crianças. “Em cada rostinho daqueles pequenos recebendo seu presente,  se observava a felicidade”, relataram os estudantes da Etec.


Segundo os professores, “além de contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias ao componente, este trabalho sensibilizou os alunos envolvidos quanto à importância da doação e de fazer o bem”.



 





últimas