DE OLHO NA DIET

Como manter a saúde em dia nas festas de Fim de Ano

Como manter a saúde em dia nas festas de Fim de Ano

Publicada há 7 anos



As festas de final de ano são marcadas pelos encontros entre pessoas queridas, muita animação e também mesa farta. Isso significa que alguns acabam enfiando o “pé na jaca” ou seja, exageram. Por isso, antes mesmo das comemorações chegarem é importante garantir a preparação psicológica, a fim não correr o risco de ir além do que o corpo possa suportar.


Essa dica não está relacionada apenas a fartura de comidas, mas também de bebidas, visto que é um período tendencioso a variedades. Quando o assunto é a saúde, as ponderações relacionadas precisam ser consideradas, porque o equilíbrio é a base da evolução. Ou seja, ninguém precisa deixar a vontade passar, se houver harmonia.


   A alimentação balanceada é capaz de garantir a manutenção da saúde, pois aprender a comer de forma correta é algo que garante mais vitalidade e a prática deve permanecer pelo resto da vida. Por que é importante comer bem todos os dias? Algumas pessoas podem confundir o “bem” com o fato de comer muito, entretanto, tem mais a ver com a variedade de alimentos que se pratica.


Como se sabe, o alimento é a base para manter o corpo forte e saudável ou não, dependendo do que se come. É contra a regra comer alimentos não saúde festas de fim de anomuito saudáveis nas festas de final de ano? Claro que não, mas o segredo está na quantidade, bem como na frequência que se consome.

A educação nutricional é algo que deve ser levado por toda a vida, por isso, as escapulidas, como mencionado, devem ser controladas. Ou seja, as pessoas precisam a aprender tirar vantagem dos alimentos, mesmo em períodos de festas, visto que, apenas como uma boa alimentação, é possível garantir, pelo menos, alguns anos a mais de vida.




As dicas

Beber água é fundamental, principalmente, para aqueles que consomem bebida alcoólica. A função desse elemento no corpo é de extrema necessidade porque ajuda a regular a temperatura, hidratando-o. Ainda cuida de eliminar resíduos do metabolismo, elimina suor, transporta os nutrientes para as células, mata a sede e ainda auxilia no emagrecimento. Ou seja, quem quer perder uns quilinhos pode usar e abusar.


As aves fazem parte do contexto das festividades de fim de ano, assim como a carne suína, entre outras. Nesse caso, é importante retirar a pele ou as gordurinhas, pois por mais que o sabor seja agradável, não faz bem para a saúde. Dessa maneira, curta as festividades optando pelas carnes magras.


Quem não quer ganhar peso com as comidas das festas de final de ano precisa controlar também o consumo de castanhas, amendoim, azeitonas, entre outros petiscos, visto que são altamente calóricos. Como dito, ninguém precisa passar vontade de comer algo, basta controlar a quantidade, que fica tudo certo. Para não chegar com o apetite muito ressaltado na ceia, é importante comer uma barrinha de cereal ou mesmo tomar um iogurte, pois isso ajuda a dar certa saciedade.

Outra maneira de garantir mais saúde e peso equilibrado é combinar os acompanhamentos no prato, evitando muitos carboidratos. Dessa maneira é sempre bacana abusar das saladas, mas controlar a quantidade de iguarias com maionese ou salpicão, por exemplo.


O panettone é outro alimento calórico, sendo assim, é importante evitar o seu consumo diário, ou seja, dos dias que antecedem as festividades. Nessas ceias de final de ano sempre há uma mesa de frutas, por isso é importante que os participantes aproveitem, pois podem ser consumidas sem muitas restrições.

Além da ingestão de água, como frequência, faz-se necessário evitar ao consumo exagerado de açúcar, sal e frituras, por exemplo, pois em épocas como essa a tendência é a de encontrar muitos alimentos que se enquadram nessas características.


Prática de atividades físicas

Praticar exercícios físicos pode ajudar muito nesse processo de manter a saúde em dia, mesmo em meio às festas de final de ano. Por mais que alguns torçam o nariz é importante mencionar que uma simples caminhada ou deixar o elevador para subir as escadas já conta muitos pontos. Controlar o consumo de carboidratos auxilia sobremaneira, principalmente, se os alimentos com fibras forem inseridos na alimentação, de uma forma periódica.

últimas