Por Josanie Branco
Fim de ano é momento de reflexão e lembranças. Com a emoção à flor da pele, a saudade dos que já se foram se intensifica, uma dor que nem mesmo o tempo é capaz de apagar. Embora com o coração apertado e cheio de lembranças, os pais do pequeno e saudoso João Pedro Azevedo têm motivos para comemorar, é que na última sessão da Câmara de vereadores, na noite de terça-feira (20), foi aprovado o projeto que denomina a nova Praça da Avenida Dos Arnaldos, ao lado da UPA, de “João Pedro Azevedo”. Em entrevista ao “O Extra.net”, Claudio José dos Santos Azevedo, em nome da família, agradece o reconhecimento e a lembrança pelo seu filho, que foi a criança símbolo da campanha de doação de medula óssea na cidade e região.
EXTRA: Como você se sentiu vendo seu filho, que tanto lutou pela vida, ser homenageado?
CLAUDIO: Fiquei muito feliz e emocionado, essa homenagem foi um importante reconhecimento da luta do João Pedro e veio justamente no final de ano, quando a dor e a saudade aumentam.
EXTRA: Você já esteve na Praça que receberá o nome do João?
CLAUDIO: A Praça está em fase de construção e paisagismo, mas fiz questão de visitar o local, que por sinal transmite muita paz e tranquilidade. Tenho certeza que muitas famílias frequentarão aquele ambiente que será um ponto de lazer para a criançada.
EXTRA: Você tem conhecimento de como será a nova Praça?
CLAUDIO: Está ficando tudo muito bonito, o local, de início, contará com pista de caminhada, quadra de vôlei de areia, parquinho para a criançada e muito verde, mas o projeto é que futuramente sejam construídas novas estruturas, a fim de que a Praça “João Pedro Azevedo” se torne uma ‘mini cidade da criança’.
EXTRA: Há previsão de inauguração deste novo local de lazer em Fernandópolis?
CLAUDIO: A princípio, segundo me informaram, seria na próxima semana, mas sem data definida, pois em decorrência dos dias de chuva houve um atraso nos serviços, mas creio que será nos próximos dias. Aproveito para agradecer essa tão importante homenagem ao meu filho, de maneira especial a indicação da prefeita Ana Bim, Juliana Matos e ao vereador Étori Baroni, por apresentar o projeto. A nomeação da Praça me deixou muito feliz, é uma forma de manter viva a lembrança do João na memória dos fernandopolenses.
EXTRA: Para você, como pai, qual foi o maior legado do João?
CLAUDIO: Sem dúvidas a alegria de viver, ele era muito determinado, forte e nunca reclamava de nada, tudo para ele era motivo de festa. O João era companheiro, amigo, ele nos alegrava mesmo em meio ao sofrimento, gostava de ajudar as pessoas, participar das nossas campanhas de doação de sangue e falava de sua doença com maturidade, sem medo e sempre se mostrando um vencedor.
EXTRA: Como é o sentimento de perder um filho?
CLAUDIO: O João Pedro sofria de leucemia e desde o ano de 2009, quando descobrimos a doença, ele era submetido a tratamentos intensos, nós tínhamos plena consciência da gravidade do seu caso, mas sempre acreditávamos que ele ficaria bem, que seria transplantado. A morte do João, no ano passado, aos 8 anos de idade, foi e ainda é a maior tristeza de nossas vidas, naquele instante parece que tudo perdia o sentido, nos sentimos impotentes, porque mesmo fazendo tudo o que podíamos, não conseguimos salvá-lo. Essa é a pior dor que um ser humano pode sentir, algo que não desejo para ninguém, então quero ajudar para que outras famílias não passem pelo que nós passamos. Sendo assim, nossas campanhas “Seja um Herói – Salve Vidas” se intensificam a cada dia.
Claudio visitando a praça que recebe o nome do seu filho João Pedro
Aprovado o projeto que denomina a nova Praça da Avenida Dos Arnaldos