Da Redação
Após dois anos parado em decorrência do período de pandemia da Covid-19, o projeto ‘Espalhando Leitura’ volta a ser realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Biblioteca Municipal. Um novo acervo de livros já está sendo montando para o início da campanha.
No total serão 300 exemplares “esquecidos” em locais públicos da cidade na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, quando é comemorado o “Dia do Escritor”. Todo material está sendo selecionado pelas responsáveis pelo projeto, Cíntia Marice Rondina e Vânia Aparecida Brito.
A principal ideia do projeto é que esses livros sejam levados gratuitamente para casa pelos moradores da cidade e de toda região. Os títulos são variados e os exemplares espalhados em locais como o terminal rodoviário, praças, restaurantes, centro da cidade, entre outros, a partir das 8h.
“A iniciativa tem como intenção disseminar a boa leitura, levando cultura, diversão, entretenimento e ampliação de novos conhecimentos aos cidadãos”, comentou Cíntia.
Depois de ler o livro, o cidadão pode ainda trocá-lo por algum título disponível no Projeto “Trocando Histórias”, realizado na Sala de Informática na Biblioteca Municipal. Para isso, basta levar o livro e trocá-lo por outro.
SOBRE O 25 DE JULHO
O “Dia do Escritor” teve origem em 1960 com a realização do Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira dos Escritores.
Esta data é uma homenagem aqueles que se dedicam às palavras escritas. Sejam nos textos científicos ou fictícios, os escritores precisam ter a grande habilidade de entreter os leitores.
Para isso, é necessário um vasto conhecimento de vocabulários, da gramática e ortografia, além de uma boa dose de criatividade e conhecimentos gerais do mundo.
Fonte: Secom de Fernandópolis