Da Redação
Um trabalho conjunto da Prefeitura de Fernandópolis, por meio das Secretarias Municipais de Comunicação, Saúde e Educação, estão auxiliando os grupos de rua do IBGE que trabalham diariamente na elaboração do Censo 2022. As equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas percorrem todas as residências de Fernandópolis, áreas urbana e rural, com o objetivo de atualizar o censo populacional do município.
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura visa orientar a população com relação à importância de responder corretamente o questionário. A informação da coordenação do IBGE em Fernandópolis é que as visitas estão sendo positivas, porém, ainda existem alguns munícipes que se recusam a atender os recenseadores. “É de extrema importância que os moradores recebam os funcionários do IBGE e respondam o formulário. Com o crescimento de Fernandópolis e com um número mais próximo do real, podemos, inclusive, conquistar para o município mais recursos”, comentou o prefeito André Pessuto.
A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo um trabalho junto às escolas, com a distribuição de informativos para que os alunos possam levar para suas casas. Já a Secretaria de Saúde realiza uma visita pontual dos imóveis que já foram visitados, mas houve uma recusa do morador, principalmente por desconhecer o trabalho do IBGE. Os ‘agentes’ conversam com os moradores e esclarecem suas dúvidas. A SECOM desenvolve um trabalho com carro de som pelas ruas e divulgação na Imprensa local.
COMO IDENTIFICAR O FUNCIONÁRIO DO ‘IBGE’
Os recenseadores estão sempre uniformizados com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação, inclusive com código QRCODE para auxiliar na identificação. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente no site do IBGE.
QUAL O OBJETIVO DO CENSO
Além de contar as pessoas que moram no município de forma oficial, o Censo realiza o levantamento sobre características das famílias, migrações, religião, saúde, características étnicas e raciais, deficiências físicas, natalidade, renda, trabalho, condições de moradia e deslocamento das pessoas para estudar ou trabalhar. Baseado em todas essas informações, o Poder Público consegue efetivar da melhor forma possível seus investimentos.
Fonte: Secom de Fernandópolis