Por Breno Guarnieri
É impressionante como a Odontologia mudou de uns tempos para cá. A tecnologia tornou-se uma poderosa aliada do dentista, tanto no relacionamento com seus pacientes como para a sua própria comodidade. Hoje é possível oferecer tratamentos indolores, rápidos e eficazes,para situações clínicas que antes demandavam tempo, risco e em alguns casos, dor. Em entrevista à Reportagem de“O Extra.net”, Dr. Carlos Mateus Ribeiro Sanches, 48 anos,cirurgião dentista há 25 ano sem Marília/SP, salientou como a tecnologia tem ajudado a melhorar a beleza e a saúde dos dentes, além dos sorrisos de seus pacientes. Natural de Fernandópolis, Dr. Carlos, casado com Raquel Cristina Sanches,com quem possui dois filhos, e filho de Anésia e Leonardo Sanches (homenageado com Título de Cidadão Fernandopolense),é especialista em Implantantodontia (técnicas empregadas para implantar ou reimplantar dentes), evem se destacando na Odontologia Estética, na qual busca enaltecer que todo problema tem solução.
Dr. Carlos Mateus Ribeiro Sanches
O EXTRA - Em sua opinião,por que as pessoas valorizam mais tratamentos estéticos como, cirurgia plástica, do que um tratamento estético oral?
DR. CARLOS - Na sociedade atual vivemos a supervalorização estética corporal pela mídia, isso leva, naturalmente,as pessoas a se espelharem em modelos e estereótipos.Por outro lado, a Odontologia acompanha as tendências de valorização do bem-estar geral do corpo, conscientizando,pouco a pouco as pessoas sobre a importância da harmonização facial com saúde, não apenas com beleza. Nos dias atuais, as técnicas odontológicas abrangem não apenas“boca e dentes”, mas a face toda, incluindo lifting faciais,utilização de toxina botulínica (botox) e/ou preenchimento orofaciais.
O EXTRA - Quando se trabalha com Odontologia Estética,quais os principais fatores que devem ser levado sem consideração pelo dentista antes, durante e depois do tratamento?
DR. CARLOS - Na Odontologia Estética e de alta performance,como a que é praticada em nosso consultório,é fundamental, em primeiro plano, alcançar saúde bucal.A partir disso é preciso um minucioso planejamento que objetive atender aos anseios do paciente e ao que é necessário para harmonizar o seu sorriso e face. Para o planejamento são utilizados recursos como informações digitais (radiografias,tomografias, fotos) e simulações virtuais, com softwares especializados (DSD– Digital Smile Desing), com acompanhamento, constante,da equipe de profissionais do Centro de Estética Odontológica.O paciente participa ativamente durante todo o processo, para que os resultados alcançados corresponda màs expectativas. O trabalho só entra na fase final, de execução, após a anuência de especialistas e paciente. Vale a pena destacar que o tratamento não se encerra com a finalização do procedimento,pois é de extrema relevância a orientação sobre higiene oral,as técnicas de preservação e o acompanhamento periódico dos procedimento executado.
O EXTRA - Quais os principais recursos tecnológicos que seu consultório oferece para uma Odontologia de qualidade e que torne os tratamentos mais atraentes?
DR. CARLOS - Muitos são os recursos existentes, por isso em nosso consultório, priorizamos,principalmente, a capacitação constante dos profissionais para que possam aplicara melhor técnica em cada caso.Os recursos vão desde as conhecidas cirurgias até os lasers mais sofisticados, passando por transplantes e enxertos ósseos, implantes, lentes de contato odontológicas,lifting faciais, utilização de toxina botulínica (botox), preenchimento orofaciais, prótese sem porcelana de última geração (zirconia, emax) com equipamentos com scanners e fresadora 3D para sua confecção,entre outros.
O EXTRA - Para se tornar um designer do sorriso é preciso desenvolver também o lado criativo e humano ou apenas a técnica é suficiente?
DR. CARLOS - Hoje a Odontologia exige um novo profissional,que seja sensível às necessidades do paciente,que conheça as técnicas e que saiba a melhor a ser aplicada a cada caso. Os constantes cursos para capacitação profissional tornam o dentista seguro para aplicar as novas técnicas e recursos, ou seja,que ele seja criativo e técnico.A Odontologia deu um salto enorme nas pesquisas científicas que fundamentam os diferentes procedimentos, por isso o cirurgião dentista precisa saber utilizá-las em buscada harmonização orofacial.
O EXTRA - Você se considera uma pessoa empreendedora,um profissional que inovou e está fazendo a diferença na odontologia?
DR. CARLOS - Sem dúvida,pois é preciso empreender sempre em busca de atualização,especialização e inovações para o consultório.Um bom profissional que ficou parado no tempo não será capaz de acompanhar as inúmeras mudanças na área.Além das ações de capacitação profissional, é preciso investirem novos equipamentos e constante adequação do consultório, por exemplo, nesse momento
estão sendo construídos novos laboratórios.
O EXTRA - Muitos sorrisos,na vida profissional! E no dia a dia, nas horas de diversão com a família e os amigos, oque te faz sorrir?
DR. CARLOS - Estar de bem com a vida faz o sorriso fluir naturalmente. Para estar bem,entendo que é importante estar rodeado pelas pessoas que amamos: a família e os amigos.O desenvolvimento do Conceito DSD (Digital Smile Design) tem sido um motivo constante de alegria para toda a nossa equipe. Percebera aceitação deste conceito,em todo o mundo, é maravilhoso.Fazer do trabalho um dos nossos principais motivos para sorrir é um grande desafio,que, graças a Deus, conseguimos conquistar.
Planejamento DSD (Digital Smile Desing)
Lentes de contato odontológica