POLICIAL
Saidinha! 2.296 presos serão liberados; apenas 140 usarão tornozeleira eletrônica
Saidinha! 2.296 presos serão liberados; apenas 140 usarão tornozeleira eletrônica
Liberação, a última do ano, começa na sexta-feira, 23. Retorno obrigatório no dia 3 de janeiro
Liberação, a última do ano, começa na sexta-feira, 23. Retorno obrigatório no dia 3 de janeiro
Dos 2.296 presos que serão liberados, apenas 140 usarão tornozeleira eletrônica. Foto: Divulgação
Da Redação
A última saída temporária de presos do ano, que vai da próxima sexta-feira, 23, até às 16h00 da terça-feira, 03 de janeiro de 2023, colocará nas ruas da região de Rio Preto 2.296 presos.
Segundo informação da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), desse total, apenas 140 serão monitorados através do uso de tornozeleira eletrônica. Os demais serão fiscalizados pela Polícia Militar através do Projeto Vida, que pretende monitorá-los em tempo real. O projeto consiste no envio aos policiais dos endereços residenciais dos detentos, para acompanhamento aleatório.
Os dados de endereço são direcionados para celulares funcionais dos PMs e tablets das viaturas. Ao se aproximarem dos locais, um alerta é disparado, com recomendação para que seja checado se o detento cumpre as restrições impostas durante a saída temporária. Pela regra, os liberados devem passar esses dias de liberdade com os familiares, não podem frequentar bares e estão proibidos de ficar na rua no período noturno.
Os liberados flagrados descumprindo as regras do benefício são recolhidos para o sistema penitenciário imediatamente e sofrem a regressão do sistema, voltando a cumprirem penas em regime fechado.
EM 2021
Dos 1678 presos que receberam o benefício da saída temporária no fim do ano passado em São José do Rio Preto, 77 não retornaram às penitenciárias. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) o número representa 5% dos detentos beneficiados.
Os detentos saíram do centro de Progressão Penitenciária "Dr. Javert de Andrade" e do Centro de Ressocialização Feminino no dia 23 de dezembro, e deveriam ter retornado no dia 03.