Da redação

Viaturas da DPMA durante operação em cervejaria - Foto: Divulgação
O empresário Cléber Faria - sócio-proprietário da cervejaria Cidade Imperial - e outras cinco pessoas foram presos em uma operação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizada ontem, dia 11, em Petrópolis (RJ). Todos são suspeitos de despejar, em uma área de preservação ambiental, resíduos da obra da nova sede da empresa.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Roberto Gomes, equipes em viaturas descaracterizadas se posicionaram em frente à obra e seguiram os caminhões até os terrenos onde realizavam o descarte dos materiais. Os policiais observaram que duas imensas áreas de florestas foram devastadas e até mesmo um rio soterrado.
Foram perseguidos e presos em flagrante três motoristas dos caminhões, bem como um operador de retroescavadeira que desmatava uma das áreas. A DPMA também identificou e prendeu em flagrante o proprietário do terreno devastado, Vander Cunha.
Todos foram autuados pelos crimes de destruir ou danificar floresta de preservação permanente e construir ou fazer funcionar estabelecimento ou obras potencialmente poluidores contrariando normas legais. Somadas, as penas máximas para os dois delitos podem chegar a três anos e seis meses de detenção. Os envolvidos pagaram fiança e vão responder ao processo em liberdade.
Em depoimento aos policiais, Faria afirmou que contratou uma empresa para efetuar o descarte correto dos resíduos de construção.
Nascido em Macedônia, o empresário é ex-acionista do Grupo Petrópolis - dono das marcas Crystal, Itaipava, Lokal e Petra - atualmente gerido por Walter Faria, tio de Cléber.