SEGURANÇA
Polícia Militar promove palestra na Prefeitura com diretores de escolas
Polícia Militar promove palestra na Prefeitura com diretores de escolas
Encontro foi promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino
Encontro foi promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino
SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
Na manhã desta sexta-feira, 14, a Polícia Militar, por meio do 16º BPM/I e 1ª Companhia de policiamento de Fernandópolis realizou uma importante reunião com a participação de diretores das escolas da rede pública municipal e estadual e da rede privada.
O encontro foi realizado no auditório do Paço Municipal e contou também com a participação do prefeito André Pessuto, do dirigente regional de ensino Cândido José dos Santos, do Capitão Fernando Ferrarez, do Major Mário Siconelli e de secretários municipais. A ação coordenada pela Polícia Militar abordou diferentes temas relacionados à onda de Fake News compartilhadas nos últimos dias envolvendo escolas e a importância das medidas de segurança preventiva.
Em sua apresentação, o capitão Ferrarez, explanou sobre a importância da implementação de medidas de segurança física nas escolas, controle de acesso, mas destacou principalmente a importância dos pais no processo de acompanhamento dos filhos e dos profissionais das escolas.
Ferrarez também falou sobre o trabalho diário que é desenvolvido pela PM com a Ronda Escolar e o policiamento nas unidades escolares por meio do programa ‘Atividade Delegada’ que é desenvolvida por meio de uma parceria com a Prefeitura de Fernandópolis.
Ao final, o prefeito André Pessuto agradeceu a presença de todos, falou sobre a importância desse encontro de lideranças da Educação e reafirmou seu compromisso de trabalhar pelas escolas da cidade, visando à segurança, qualidade e bem estar de todos. “Esse é um momento difícil, mas graças a Deus e ao trabalho conjunto de toda rede de Educação: municipal, estadual e particular, com apoio das Polícias, nossa região é bem tranquila e vamos continuar nessa união, pregando o amor, o respeito e o trabalho árduo a garantia da segurança de todos”, disse.
FAKE NEWS e OBSERVAÇÃO DOS FILHOS
A palestra abordou vários estudos realizados por importantes órgãos internacionais. O principal destaque abordado e apresentado mostra que antes das ações nas escolas ou em demais prédios com aglomeração de pessoas, os autores de atentados deram sinais que o fato poderia ocorrer.
Por isso, foi muito enfatizado para que os professores continuem o excelente trabalho de identificar possíveis mudanças de comportamento do aluno. Em caso de boatos internos que o caso seja investigado de forma rápida pelas autoridades escolares, inclusive chamando os envolvidos para conversar.
Os pais ou responsáveis são peças fundamentais neste processo. A liberdade dos filhos têm limite, sendo assim, é de extrema importância que os pais fiquem atentos ao comportamento dos filhos, em especial na internet. Verificar o histórico de navegação, grupos que participa em redes sociais, comentários que possa estar fazendo em postagens, jogos eletrônicos entre outros fatores, podem dar indícios de uma possível mudança de comportamento.
A Fake News também foi abordada pelos policiais e apontada como fator importante para a sensação de insegurança. A orientação é para que em hipótese alguma compartilhe áudios ou imagens de supostas ações. “Antes de qualquer tipo de compartilhamento, procure saber de onde partiu a informação. Se não conseguir descobrir, procure a escola ou a polícia para retratar aquela informação, mas nunca passe para frente uma informação duvidosa que possa causar pânico”, destacou o capitão Ferrarez.