O vereador Deley Vieira, defensor do projeto do Executivo. Foto: Reprodução / C.M. Jales
Da Redação
No dia 08 de maio de 2023, realizou-se a 1756ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, às 18h, no “Plenário Presidente Tancredo Neves”, presidida pelo vereador Ricardo Alexandre Fernandes Gouveia e secretariada pela vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves.
No Expediente foram discutidos e aprovados sete Requerimentos e apresentadas trinta e oito Indicações. Na Ordem do Dia, de autoria do Poder Executivo foram aprovados quatro Projetos de Lei, três Projetos de Lei Complementar e concedido “vistas” a um outro Projeto de Lei. De autoria do Poder Legislativo, foram aprovados um Projeto de Lei e um Projeto de Resolução.
Dentre eles, o principal, tratava da criação da Guarda Civil Municipal de Jales que acabou sendo aprovado pelo placar de 7 votos a favor e 3 contrários.
Dentre os que votaram a favor da aprovação estão Bruna de Paula, que fez discursos contra mas votou favoravelmente, Rivelino Rodrigues, Andrea Moreto, Deley Vieira, Elder Mansueli e João Zanetoni.
Todos os vereadores discursaram durante a discussão do projeto. O vereador Bismark Kuwakino – contrário à criação da Guarda – se exaltou durante a fala do seu colega Deley Vieira, defensor do projeto, o que obrigou o presidente Ricardo Gouveia a fazer uma intervenção e pedir calma a Bismark.
Por ser um Projeto de Lei Complementar, há a previsão de votação em dois turnos com intervalo mínimo de 15 dias. Porém, com o pedido de urgência feito pelo prefeito Luis Henrique, a aprovação deu-se em votação e turno único.