Memorial Santa Rita de Cássia na Praça da Matriz. Foto: Divulgação / Secom de Fernandópolis
Da Redação
A programação do aniversário de Fernandópolis reservou algumas surpresas culturais que envolvem diretamente o Turismo. No último sábado, 20, os frequentadores da Praça João Pedro Azevedo, popularmente conhecida como ‘Praça da UPA’, acompanharam a liberação para uso de um balão lúdico construído no local, com o objetivo de divulgar o Festival de Balonismo e ao mesmo tempo criar um ambiente para fotos e diversão das crianças.
A entrega ocorreu durante o início da ‘Carreata de Fogo’ e contou com a presença de todos os pilotos que participaram da competição. “Ficamos surpresos com essa homenagem prestada por Fernandópolis, isso demostra novamente o interesse da cidade com o Balonismo e o interesse dos pilotos com a cidade. São poucos lugares no Brasil que temos uma acolhida como nesta cidade”, comentou o presidente da CBB – Confederação Brasileira de Balonismo, Jonhy Álvarez.
Já no dia 22 de maio foi a Praça da Matriz que ganhou um monumento em homenagem a padroeira de Fernandópolis. O memorial Santa Rita de Cássia foi inaugurado por meio de uma parceria da comunidade e Prefeitura, que vem trabalhando a fomentação do Turismo Religioso no município. O espaço em frente à Igreja Matriz retrata, por meio de quatro estatuas, passagens importantes na vida de Rita de Cássia.
“Fernandópolis vem trabalhando de forma incansável todo o seu potencial turístico, entre eles o religioso. Em dezembro realizamos o ‘Presépio Vivo’ que a cada ano atrai um grande número de visitantes. O memorial também tem um potencial importante para atrair os visitantes e o balão na praça ao lado da UPA é o primeiro elemento dessa transformação visual que estamos implantando no município”, destacou o prefeito André Pessuto.
As obras nos dois pontos foram confeccionadas pelos artistas Marcelo e Valéria, da MG Cenografias. Fernandópolis é certificado pelo Governo do Estado de São Paulo como ‘M.I.T. – Município de Interesse Turístico’ desde 2018. Para manter o selo, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo precisa atender vários requisitos técnicos para que possa ocorrer a liberação de recursos ao município, exclusivamente voltados para o setor turístico.
Já foi construído na cidade com a certificação do M.I.T., o palco de eventos na praça central, a Casa do Artesão e atualmente está sendo realizada a reforma do Museu Municipal no bairro da Brasilândia. Cumprir todas as etapas do M.I.T. e demostrar o seu potencial ao setor é um importante passo para uma futura elevação do município para a certificação de ‘Estância Turística’.
'Balão Lúdico' na Praça da UPA com os pilotos da edição 2023 do balonismo. Foto: Secom de Fernandópolis