Da Redação
As secretarias municipais de Saúde e Educação se reuniram durante os meses de abril e maio para a realização de um importante projeto, o ‘Programa Saúde na Escola’ (PSE). A ação aconteceu em todas as escolas da rede municipal com a participação das equipes multiprofissionais de saúde da Família formada por agentes comunitários, enfermeiras e alunos das faculdades.
O tema abordado com os alunos foi o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. O projeto realizado por meio de ações lúdicas, com vídeos interativos, música e teatro, teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância do combate ao mosquito.
Os alunos aprenderam desde como manter os cuidados para evitar focos do mosquito, como a transmissão da dengue, sintomas da doença e diagnóstico, tonando-se agentes propagadores dessas informações aos pais e familiares.
“Esse trabalho desenvolvido com as crianças é de grande importância, elas se mostram sempre muito atentas, interessadas em aprender e depois levar para suas casas tudo o que foi ensinado para colocar em prática. Agradeço e parabenizo todos os envolvidos nesse projeto”, disse o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi.
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral, uma estratégia para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Fonte: SeCom de Fernandópolis