MEDICINA

Exoesqueleto chega entre julho e agosto, confirma médico em homenagem

Exoesqueleto chega entre julho e agosto, confirma médico em homenagem

Paraplégicos e tetraplégicos podem ficar de pé, caminhar e até realizar pequenas atividades

Paraplégicos e tetraplégicos podem ficar de pé, caminhar e até realizar pequenas atividades

Publicada há 1 ano

Vereadores fernandopolenses homenageiam ortopedista Flávio Benez. Foto: Divulgação / C.M. de Fernandópolis

Da Redação

Na noite desta terça-feira, 6 de junho, o médico ortopedista e traumatologista Flávio Henrique Nuevo Benez do Santos esteve na Câmara Municipal para receber uma Moção de Congratulações pelas relevantes contribuições prestadas como Diretor Técnico do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis. Flávio esteve na Câmara para anunciar a conquista do Exoesqueleto, um equipamento robótico supermoderno que representa esperança de autonomia para pacientes com lesão medular.

A Moção de Congratulações oferecida ao médico foi iniciativa do vereador João Garcia Filho e acolhida pelos demais representantes da Câmara Municipal de Fernandópolis. "Esse Exoesqueleto que vem para Fernandópolis será o segundo do país; um se encontra na USP e o outro virá para o Lucy Montoro de Fernandópolis. Essa homenagem é um dever da Câmara no sentido de valorizar e dar notoriedade a esse feito", destacou o vereador.

O Exoesqueleto, desenvolvido pela empresa francesa Wandercraft, permite que pessoas com paraplegia e tetraplegia possam ficar de pé, caminhar e até realizar pequenas atividades. A expectativa é que o equipamento chegue na cidade entre julho e agosto deste ano. "Fernandópolis e toda a região será presenteada com essa tecnologia, que irá melhorar a qualidade de vida, não só da população de Fernandópolis, mas dos 52 municípios que a rede Lucy Montoro representa, uma população de quase 500 mil habitantes", explicou o médico, que ficou tetraplégico em 2014, depois de um acidente em uma piscina.

Flávio Benez ressaltou que o equipamento será acoplado a pessoas que têm sequelas de acidentes vascular encefálico, sequelas de lesar medular, sequelas de uma infinidade de patologias. "O Exoesqueleto permitirá que essas pessoas possam ficar de pé, melhorando sua capacidade cardiorrespiratória, melhorando seu tônus muscular, melhorando sua expectativa e longevidade, é um equipamento que vai revolucionar, e o governo de São Paulo acredita que nós temos a capacidade de realizar essa pesquisa. Fernandópolis sai na frente das Américas", disse Benez.

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Fernandópolis nº 02/2023, de autoria do vereador João Pedro da Silva Siqueira, que altera os artigos 102 e 105 da Lei Orgânica Municipal.

Fonte: C.M. de Fernandópolis

últimas
as mais lidas