JUSTIÇA
'Saidinha de São João': 61 presos não retornam e outros 39 descumprem regras
'Saidinha de São João': 61 presos não retornam e outros 39 descumprem regras
Lei prevê mais duas saídas ainda neste ano: em setembro e dezembro
Lei prevê mais duas saídas ainda neste ano: em setembro e dezembro
Da Redação
A Justiça Estadual divulgou na manhã desta sexta-feira, 23/06/2023, os dados relativos à 'Saidinha de Antônio’, como é conhecida a liberdade provisória concedida para os presos em regime semiaberto e que não foram condenados por crimes hediondos ou que resultaram morte. 1.923 presos somente na região, tiveram o benefício concedido a partir do último dia 13.
Os números abrangem somente os presos que saíram do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Javert de Andrade (Rio Preto) e mostram que dos 1.395 beneficiados com a saída temporária, 61 não retornaram e devem passar a serem considerados foragidos da Justiça.
No mesmo período outros 39 detentos descumpriram as regras impostas pela Justiça e acabaram sendo recolhidos às suas celas antecipadamente.
Segunda de um total de quatro
A ‘saidinha de Santo Antônio’ é a segunda das quatro saidinhas regulamentada pela portaria nº 2/2019 do Deecrim, que acontecem nos meses de março, junho, setembro e dezembro.
Os presos serão liberados entre 6 horas e 9 horas do dia 13 e deverão retornar até às 16 horas do dia 19, próxima segunda-feira, para suas unidades prisionais. O detento que não retornar até esse horário será considerado foragido da justiça. Durante o período que estiver em liberdade o preso não poderá sair de casa no período noturno, nem frequentar festas ou estabelecimentos que vendam bebidas alcoólicas. Caso seja pego em uma dessas infrações, será detido e encaminhado de volta para sua unidade prisional.