SAÚDE

Medicamentos que ajudam parar de fumar

Medicamentos que ajudam parar de fumar

Publicada há 7 anos

O tabagismo é considerado um fator de risco para sofrer dislipidemia e, assim, doença cardiovascular. Por isso, se você fuma e está pensando em deixar o cigarro, as diferentes alternativas de tratamentos farmacológicos ou a base de medicamentos para deixar de fumar, certamente serão do seu interesse, já que te ajudarão a aliviar os sintomas de abstinência do tabaco. Existe uma relação direta entre o hábito de fumar, dislipidemia e doença cardiovascular. Por essa razão, se você fuma ou conhece alguém que fuma, pode ter presente algum destes tratamentos para deixar de fumar com medicamentos. Entre os tratamentos para deixar de fumar, encontramos dois grupos:


 REPOSIÇÃO DE NICOTINA

 1. Goma de mascar e adesivos de nicotina: Suautilização duplica a percentagem de sucesso do tratamento. Deve ser prescrito com cautela em pacientes grávidas, em período de lactância, pacientes com problemas gástricos e pacienMedicamentos que ajudam parar de fumar tes com doença cardiovascular. Apesar destas indicações, este tipo de alternativa possui poucos efeitos adversos, já que é muito baixa a quantidade de nicotina que fornece. 

2. Spray nasal de nicotina: Administra níveis mais altos de nicotina,em relação à goma de mascar e os adesivos. Os efeitos colaterais incluem irritação, rinite, espirros, tosse e lacrimejamento. Geralmente aparecem durante os primeiros dias de uso. 

3. Inalador de nicotina: Este tratamento tem como objetivo substituir o comportamento do cigarro. Combina a ação farmacológica e a ação sobre o hábito de fumar. Os efeitos adversos incluem irritação da boca, garganta e tosse. 


MEDICAMENTOS NÃO NICOTINA 

1. Bupropiona: Éum antidepressivo atípico, normalmente se prescreve 300 mg/dia, os quais são liberados de forma lenta. Os efeitos colaterais incluem insônia, boca seca e raramente convulsões. 

2. Atualmente estão sendo estudados os efeitos de outros antidepressivos, como nortriptilina e fluoxetina. 

3. Clonidina: Este medicamentoé utilizado como droga de segunda linha, pois não é tão eficaz, e também possui efeitos secundários tais como a hipotensão postural e sonolência. É importante enfatizar que, se você deixar de fumar, deve consultar o seu médico. Ele será quem irá aconselhar o melhor tratamento para deixar de fumar com medicamentos que se adaptem a você e suas necessidades.



últimas