EM SÃO PAULO

Secretário da Saúde de Fernandópolis participa de encontro estadual

Secretário da Saúde de Fernandópolis participa de encontro estadual

Evento realizado na capital paulista reuniu representantes de todos os municípios paulistas

Evento realizado na capital paulista reuniu representantes de todos os municípios paulistas

Publicada há 8 anos

SECOM 


Combater doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti tem sido um grande desafio da saúde pública. Objetivando fortalecer e aprimorar estratégias conjuntas de prevenção e enfrentamento à dengue, zika, chikungunya e febre amarela, um grande encontro estadual sobre Arboviroses foi realizado nesta segunda-feira, dia 30, com a participação de prefeitos e secretários de saúde das 102 cidades da região de São José do Rio Preto e dos demais 543 municípios paulistas.

O secretário de Saúde de Fernandópolis, Flávio Ferreira viajou à capital paulista para participar do evento, onde foram  apresentados dados e orientações sobre o panorama atual das Arboviroses no estado e discutidas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, além das medidas de vigilância e imunização referentes à febre amarela, ressaltando o compromisso coletivo entre governo e prefeituras na luta contra as Arboviroses.

Para o secretário Flávio, a participação no encontro foi de significativa importância. “Eventos como esse possibilitam um estreitamento na comunicação entre o estado e municípios, firmando uma parceria de sucesso na área da saúde, com ações que, de fato, garantam bons resultados”, comentou.

Após explanação do panorama das Arboviroses, o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, falou sobre a parceria e chamou a atenção dos municípios para a vigilância constante. “Queremos melhorar resultados já exitosos, decorrentes das parcerias e mobilizações fortalecidas nos últimos anos, mas para que essa ação continue com sucesso é de suma importância que haja a participação de todos”, enfatizou.


BALANÇOS

Por meio da campanha “Todos Juntos contra o Aedes aegypti”, que agrega ações de combate ao mosquito, o estado de São Paulo tem avançado na prevenção e combate contínuo às Arboviroses. Os resultados mais expressivos são verificados no número de casos de dengue. Segundo dados informados pelos municípios por intermédio do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), o balanço caiu 76,3% em 2016, em comparação com o ano anterior.

Em relação à chikungunya, há apenas 01 caso autóctone confirmado neste ano; em 2016, foram 1.084, entre autóctones e importados. Não há nenhum caso de zika registrado, em 2017; no último, foram confirmados 4.086 casos da doença.

Quanto à febre amarela silvestre, há três óbitos confirmados em 2017. Também estão em investigação outros 10 casos de febre amarela silvestre de pessoas que estiveram no estado de Minas Gerais, sendo que três deles evoluíram para óbito. Entre meados de 2016 e janeiro deste ano, SP recebeu 02 milhões de doses da vacina do Ministério da Saúde, e está intensificando as ações de imunização.


Secretário de Saúde de Fernandópolis, Flávio Ferreira, ao lado do secretário de Estado da Saúde, David Uip 








últimas