PELC
Fernandópolis conquista programa de esportes, lazer e cultura
Fernandópolis conquista programa de esportes, lazer e cultura
‘PELC’ é uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura e vai criar polos esportivos em cinco pontos do município
‘PELC’ é uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura e vai criar polos esportivos em cinco pontos do município
SECOM
A Prefeitura de Fernandópolis começou a implantar o ‘PELC’ (Programa Esporte e Lazer da Cidade), que vai criar cinco polos de atividades esportivas e culturais no município, que irão atender cerca de duas mil pessoas. O município realiza agora as licitações para adquirir os equipamentos e materiais esportivos e as atividades devem começar no mês de abril deste ano.
O ‘PELC’ é desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Fernandópolis. Tem como objetivo proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolve todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.
Para a realização do programa serão contratados um coordenador geral (professor de educação física ou pedagogo); cinco coordenadores de núcleo (professor de educação física ou pedagogo); e 30 agentes de núcleo (estudantes ou agentes comunitários).O Governo Federal destinou R$950 mil e a contrapartida municipal é de R$77 mil para que as atividades aconteçam durante dois anos.
Os núcleos esportivos funcionarão no Ginásio de Esportes Dr. Querton Ribamar Prado de Souza (Beira Rio); CAEFA (Centro Apoio a Educação e Formação do Adolescente); Jardim Santa Bárbara; Secretaria Municipal de Esportes (antigo Clube da Cesp); e na área de lazer do bairro Bernardo Pessuto/ Ana Luiza.
O ‘PELC’, na sua essência, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvam todas as faixas etárias, incluindo as com deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomenta a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.
Ginásio Beira Rio será um dos núcleos das atividades