ONDA DE CALOR!
Fernandópolis: recipientes com água auxiliam na hidratação de cães e gatos de rua
Fernandópolis: recipientes com água auxiliam na hidratação de cães e gatos de rua
Iniciativas voluntárias disponibilizam potes com águas, em frente aos imóveis, para hidratação desses animais
Iniciativas voluntárias disponibilizam potes com águas, em frente aos imóveis, para hidratação desses animais
Breno Guarnieri
A onda de calor, nos últimos dias, traz reflexos ao cotidiano de humanos e animais, e despertou a preocupação dos apaixonados pelos pets, em especial os abandonados pelas ruas e avenidas de bairros de Fernandópolis. Nas redes sociais é fácil encontrar moradores incentivando a população a colocar água para cães e gatos nas proximidades de suas residências, em diversos pontos do município.
De acordo com veterinários consultados pela reportagem de O Extra.net, os animais de rua também podem apresentar quadro de desidratação e queimaduras, pela exposição direta que sofrem ao sol.
“A população precisa ter empatia por esses animais que estão nas ruas. Coloque potes de água em seus portões/praças. Eles não conseguem falar que estão com sede e precisam de nós”, destacou a dona de casa Marlene Rodrigues.
"Precisamos ter consciência desse sofrimento dos animais. São medidas simples que podem ajudar muito. Está muito quente na rua", reforçou a professora Ana Carolina.
MAIS CUIDADOS!
Informações ainda apontam que a temperatura corporal de cães e gatos é de cerca de dois graus acima da média dos humanos, e nos próximos dias, se depender do tempo, essa temperatura deve continuar alta.
A hidratação tem um papel importante nesse cenário, pois ajuda os pets a baixar a temperatura do corpo e salvar vidas. Para cães e gatos de rua há dificuldade para acesso a água limpa e fresca 24h por dia, o que os torna ainda mais vulneráveis a esses riscos.
Um texto publicado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) aborda cuidados com cães e gatos em período de altas temperaturas. O contexto de altas temperaturas narrado no conteúdo se refere ao período do verão, mas as orientações de cuidado e atenção, dirigidos a tutores, são as mesmas.
Em Fernandópolis, iniciativas voluntárias disponibilizam potes com águas, em frente aos imóveis, para hidratação de animais