SAÚDE

Saúde Bucal de Jales supera meta do Previne Brasil no pré-natal odontológico

Saúde Bucal de Jales supera meta do Previne Brasil no pré-natal odontológico

Jales supera Fernandópolis, Votuporanga, RP e Santa Fé

Jales supera Fernandópolis, Votuporanga, RP e Santa Fé

Publicada há 7 meses

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Jales permanece empenhada em garantir assistência e atenção integral à saúde da população através do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos resultados dessa dedicação é visto na Saúde Bucal do município, que superou a meta de “Monitoramento do indicador de desempenho 3: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado”, do Previne Brasil - programa de financiamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde.

Jales obteve 71% de alcance no 2º quadrimestre de 2023. O índice de cobertura saltou de 21% para 71% desde a implantação do Previne Brasil em 2019, sendo destaque entre os municípios da região com população acima de 40.000 habitantes. Isso resulta da busca ativa de gestantes e do monitoramento correto de informações no e-SUS. Os dados foram obtidos por indicador referente ao segundo quadrimestre do Programa Previne Brasil - Governo Federal.

Previne Brasil

O programa idealizado pelo Ministério da Saúde foi instituído em 2019 e traz como proposta a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O programa avalia alguns componentes para fazer o repasse financeiro federal aos municípios e monitora sete indicadores de saúde: consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Pré-Natal Odontológico

A assistência integral às gestantes no pré-natal é um dos principais focos da área de saúde da mulher na Atenção Básica do município e alcançou resultados positivos em todos os três indicadores de pré-natal no segundo quadrimestre de 2023 do programa federal Previne Brasil.

De acordo com a coordenadora de saúde bucal do município, Alexandra Iglésias, isso é resultado de um excelente trabalho realizado pelas 11 equipes de saúde bucal da rede municipal de saúde. “Essa maior cobertura foi atingida por causa da busca ativa das gestantes, divulgação da importância do pré-natal odontológico e do monitoramento correto das informações”.

Atingir essa meta significa muito mais do que apenas receber os recursos financeiros do programa, mas de garantir um atendimento odontológico de qualidade para as mulheres em seus territórios. Jales só alcançou esse resultado graças a uma equipe odontológica coesa juntamente com vários setores da saúde, como gestores da atenção básica e saúde bucal e equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF), todos comprometidos com esse cuidado. “Esse trabalho realizado em equipe traz inúmeros benefícios para a gestante que será cuidada de forma multiprofissional”, ressaltou a coordenadora.

O pré-natal odontológico tem o intuito de cuidar da saúde bucal da gestante, visto que é um momento delicado em que as mulheres passam por várias mudanças em seu corpo. Por isso, o Plano Nacional de Pré-Natal Odontológico tem por objetivos estimular a procura da gestante à assistência odontológica no pré-natal parte da integralidade do cuidado durante essa fase da vida; aumentar a referência das gestantes que realizam pré-natal na Atenção Primária à Saúde (APS) à assistência odontológica; orientar a gestante sobre a garantia do acesso livre à assistência odontológica, em qualquer unidade de saúde da APS com assistência em saúde bucal; estimular a promoção da educação em saúde relacionados à saúde bucal; contribuir para a melhoria das condições em saúde bucal na primeira infância, considerando as orientações adequadamente ministradas às gestantes no pré-natal odontológico e estimular a realização de ações de educação permanente para os profissionais da APS no âmbito do Pré-Natal e do Pré-Natal Odontológico.

Dados regionais

O indicador quadrimestral do Programa apresenta também os números das cidades da região no atendimento odontológico às gestantes, sendo: Votuporanga 62%, Fernandópolis 66%, Santa Fé do Sul 45% e São José do Rio Preto 50%. (Fonte: sisab.saude.gov.br).

Saúde Bucal de Jales superou a meta de Monitoramento do indicador de desempenho. Foto: SeCom Jales

últimas