Por Lívia Caldeira
Para auxiliar na arrecadação de recursos, o Hospital de Câncer de Barretos decidiu inovar e usar o telemarketing como meio de angariar doações. Segundo a responsável da captação de recursos, Ariely Siqueira, o serviço já funciona desde novembro de 2016 em Jales. “A aceitação por parte da população daqui foi muito boa e por isso decidimos este ano expandir para Fernandópolis” disse. As ligações iniciaram na tarde desta segunda-feira (07) e serão feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. “É algo seguro e o doador pode escolher como quer doar: boleto bancário, cartão de crédito, débito automático ou com um mensageiro buscando a doação na sua casa”, afirma o diretor geral do Hospital, Henrique Prata. Segundo Ariely, telefonistas que irão ficar em uma central na cidade de Barretos, farão as ligações, sempre se identificando serem funcionárias do hospital, e irão pedir doações. Indagada sobre a questão da segurança, pois muitas pessoas aplicam golpes utilizando nomes de instituições, ela disse que se o doador tiver alguma duvida de que realmente é do hospital, ele pode desligar o telefone e retornar a ligação para a unidade de Fernandópolis. “É importante lembrar que em caso de depósito ou transferência bancária, o nome do favorecido será sempre “Fundação Pio XII”. Já o mensageiro, estará sempre com crachá de identificação e uniformizado” completou.
CREDENCIAMENTO DE FERNANDÓPOLIS E JALES
Apesar de o Instituto de Prevenção de Fernandópolis e a unidade do Hospital em Jales terem sido credenciadas no ano de 2016 pelo Ministério da Saúde para receber recursos do Governo, foram seis anos sem receber nada do SUS. Os dois centros custam R$ 3,5 milhões por mês e o SUS repassa R$ 1,5 milhão mensal. Esse teria sido o motivo da nova tática para captação de recursos.
NÚMEROS
O Hospital de Câncer de Barretos realiza 6 mil atendimentos todos os dias. São 4 mil em Barretos, 1.400 em Fernandópolis e Jales e 600 em Porto Velho (RO). Além disso, todas as unidades realizam 1.500 cirurgias todos os meses.

Sede do Instituto de prevenção ao Câncer, unidade de Fernandópolis