NÃO SE PREOCUP
Dona de casa coloca cartaz dizendo que faz o reuso da água que usa
Dona de casa coloca cartaz dizendo que faz o reuso da água que usa
Jaqueline Chaves contou à Reportagem que temia que os vizinhos pensassem que ela desperdiçava
Jaqueline Chaves contou à Reportagem que temia que os vizinhos pensassem que ela desperdiçava
Jaqueline faz questão de salientar, mediante a um cartaz, que a água utilizada para lavar a garagem e a calçada é de reuso
Por Breno Guarnieri
A moradora do Jardim Paraíso, zona norte de Fernandópolis, Jaqueline Chaves, 40 anos, lava com frequência a sua calçada e a garagem com a água reutilizada que ela capta. "Como eu tenho cachorro, eu tenho sempre que lavar a calçada e a garagem", justifica. Para que as pessoas que passam na rua não pensem que ela está desperdiçando água, a dona de casa resolveu fazer um cartaz para tentar explicar o reuso.
"Enquanto eu lavava tinha um pessoal que passava e ficava olhando. Não falavam nada, mas é porque eu lavo quase todos os dias a calçada e a garagem. Por isso, eu fiz o cartaz e coloco no portão quando estou lavando. Nele diz que reutilizo a água”, diz
Apesar do Governo Estadual salientar que não existe mais crise hídrica, a dona de casa faz a sua parte e economiza água. "É preocupante essa seca e a ‘crise da água’ pode voltar caso não economizarmos. Por isso, tomei essa medida", acrescenta.
Jaqueline conta que a primeira medida foi reutilizar a água da máquina de lavar roupa. Em seguida, seu marido teve a ideia de captar a água da chuva. "O meu marido que fez, ele teve a ideia de colocar canos para recolher a água da chuva, e aí a gente coloca um balde para captar", salienta.
Com o tempo, outras medidas foram tomadas. "Agora estamos recolhendo também a água da louça e do banho para usar novamente. Todo mundo colabora", afirma Jaqueline se referindo à colaboração dos dois filhos adolescentes que moram com ela.
Segundo Jaqueline, a economia de água também refletiu no bolso da família. "Nós sempre pagamos a taxa mínima de consumo de água", comemora.

Um dos métodos da família para economizar é captar água da chuva