Polícia Ambiental faz apreensão de redes de pesca. Foto: Divulgação / PMA-SP
Da Redação
Termina nesta quarta-feira, 28/02/2024, a período da Piracema no Estado de São Paulo e a pesca volta a ser liberada nos rios paulistas.
O defeso durou de 01 de novembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2024 e, segundo a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo (PMA-SP) foi apreendido mais de cinco toneladas e meio de pescados.
O período de defeso da piracema coincide com a época mais chuvosa, quando os rios ficam mais cheios e os peixes entendem que é hora de desovar e se reproduzirem. Eles migram em direção às cabeceiras e nascentes dos rios em busca de águas mais calmas.
Para garantir este ciclo, a pesca tem restrições no período e a PMAmb combate a pesca predatória. que prejudicaria o ciclo de reprodução. Segundo o 4º Batalhão de PMAmb, que fiscaliza os rios nas regiões norte e nordeste do Estado, mais de 7 mil pescadores foram fiscalizados nas 189 cidades que abrangem sua área de cobertura.
Ficam restrições
Com o fim da Piracema, volta a ser permitida a pesca de peixes nativos como o Piau-três-pintas, Piapara, Pacu-caranha, Mandi, Traíra, Barbado, Curimbatá, Pintado e Dourado.
Porém algumas proibições permanecem:
- o pescador amador está autorizado a pescar com linha de mão, caniço simples, vara com molinete ou vara com carretilha;
- precisa ficar a pelo menos 200 metros distante de cachoeiras e corredeiras;
- em usinas e represas, como a Água Vermelha, a distância passa para 1,5 km;
- é necessário observar tamanho mínimo de pesca por espécie e cota permitida.
Quaisquer infrações são consideradas crimes ambientais e podem render multa e processo.
Em casos de dúvidas, orientações e/ou denúncias, procure uma das unidades da Polícia Ambiental:
1ª Cia – São José do Rio Preto – (17) 3201-3670
2ª Cia – Fernandópolis – (17) 3348-1020
3ª Cia – Franca – (16) 2103-6350
4ª Cia – Ribeirão Preto – (16) 3996-0450