EM VÁRIAS CIDA
Saúde destaca importância de vacina para prevenir a caxumba
Saúde destaca importância de vacina para prevenir a caxumba
Crianças devem ser imunizadas gratuitamente na rede pública municipal ao completar um ano e também com um ano e três meses
Crianças devem ser imunizadas gratuitamente na rede pública municipal ao completar um ano e também com um ano e três meses
SECOM
A caxumba é uma doença que tem apresentado aumento de casos em várias cidades do Brasil, especialmente em adultos e adolescentes que não tomaram a vacina quando crianças. Em Fernandópolis, a quantidade de casos ainda é considerada normal, em 2016 foram oito notificações e neste ano, duas.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a melhor maneira de evitar a caxumba é por meio da vacinação que é oferecida gratuitamente na rede pública para crianças de 01 ano e também com 01 ano e três meses de vida.
A Parotidite (caxumba) é uma doença viral aguda, caracterizada por febre, dor e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares. Ocorre primariamente na pessoa em idade escolar e no adolescente, de evolução benigna, mas eventualmente podendo ser grave, chegando a determinar hospitalização do doente. O modo de transmissão é por via aérea, por meio de disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. Já a transmissão indireta é menos frequente, mas pode ocorrer pelo contato com objeto e utensílios contaminados com secreção do nariz e boca.
Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença. É preciso, ainda, desinfetar os objetos contaminados com secreções do nariz, da boca e da garganta do enfermo.
Sintomas de Caxumba
Algumas pessoas podem ter a doença sem apresentar qualquer sintoma, ou então sinais muito brandos da doença. Quando os sintomas de caxumba se desenvolvem, eles usualmente aparecem após duas ou três semanas do contato com o vírus. O primeiro e mais importante sintoma é o inchaço das glândulas salivares.
Outros sintomas incluem: dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles; febre; dor de cabeça; fadiga e fraqueza; perda de apetite; dor ao mastigar e engolir.Consulte um médico caso observe sinais de caxumba.
Tratamento de Caxumba
Assim como a maioria das infecções virais, a caxumba é tratada naturalmente pelo organismo. Felizmente, a maioria dos adultos e crianças se recupera da caxumba sem grandes complicações em duas semanas.