LITERATURA

Secretaria da Cultura desenvolve projetos de incentivo à leitura

Secretaria da Cultura desenvolve projetos de incentivo à leitura

Ações foram elaborados com o objetivo de estimular o hábito da leitura nas diferentes faixas etárias

Ações foram elaborados com o objetivo de estimular o hábito da leitura nas diferentes faixas etárias

Publicada há 3 semanas

Da Redação

Estudos comprovam que crianças que são estimuladas e ler desde cedo desenvolvem sua capacidade cognitiva de maneira superior àqueles que não leem. A leitura aumenta a concentração, foco, aprendizado, interpretação, entre outros. 

A Secretaria Municipal de Cultura desenvolve importantes projetos que foram elaborados com o objetivo de estimular o hábito da leitura nas diferentes faixas etárias, bem como fornecer livros de forma gratuita para quem não tem condições de comprá-los.  

As ações foram ganhando destaque ao longo dos tempos e hoje a Secretaria conta com os programas: “Gotas de Leitura” (parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, AME e Lucy Montoro) foi criado para leitura dos pacientes enquanto aguardam atendimento médico. Também há a possibilidade de os livros serem levados para casa, dando continuidade à leitura. Já o Projeto “Espalhando Leitura” ocorre sempre no dia 25 de julho de cada ano, a ideia é inspirada no conceito BookCrossing, criado nos EUA, distribuindo livros em diversos pontos da cidade, com o objetivo de incentivar a leitura. Em Fernandópolis, cerca de 300 livros são espalhados por diferentes lugares nesta data.

No interior da Biblioteca Municipal é realizado o projeto “Escambo Literário”. A pessoa leva o livro que já leu e não faz mais uso de sua casa e escolhe na biblioteca um livro do seu interesse para efetuar a troca.   

NOVO PROJETO

No início de 2024 um novo modelo de ação está sendo implantado pela Biblioteca em atrações culturais realizadas em espaços abertos, o “Achei um Livro”. Neste projeto são espalhados livros para que a população visitante do evento possa escolher o título do seu interesse e levar para casa.    

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas