Por Walter Duarte
A Câmara de Fernandópolis deve aprovar nas próximas semanas um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde para a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), no Parque Universitário. O projeto está orçado em R$ 408 mil. A unidade será construída em um terreno de 274 m² entre as Ruas Eurípides Teixeira de Rezende e Juvenal Flávio e deve atender, ainda, os moradores do Bairro Antonia Franco.
Hoje, os moradores que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) são atendidos pelas UBSs dos Bairros Jardim Rio Grande e Rosa Amarela. A Prefeitura precisa da aprovação da Câmara para incluir um crédito, no valor do convênio, no orçamento do município. Só depois disso é que a Caixa Econômica Federal, gestora dos recursos, autoriza a abertura da licitação para execução da obra.
Os dois bairros, que ficam no prolongamento da Avenida dos Arnaldos, tiveram um grande crescimento populacional nos últimos anos, impulsionado pelo bom momento dos mercados imobiliário e da construção civil. Apesar disso, os equipamentos públicos ainda não chegaram. A primeira escola da região está em construção, também no Parque Universitário. Trata- -se de uma creche-escola, modelo criado pelo governo do Estado, e terá capacidade para atender 120 crianças.