AGRO
Agricultor colhe mandioca de 3 metros e 44 kg e diz não usar adubo
Agricultor colhe mandioca de 3 metros e 44 kg e diz não usar adubo
Produtor também afirma que não utiliza irrigação no cultivo do tubérculo
Produtor também afirma que não utiliza irrigação no cultivo do tubérculo
Da Redação / Canal Rural
Por: Victor Faverin
Mandioca, aipim ou macaxeira. Independente do nome, a planta faz parte da refeição de brasileiros de norte a sul. Geralmente vendida em supermercados ou diretamente pelos próprios produtores, costuma medir de 15 cm a 30 cm e pesar cerca de 600 gramas.
No entanto, vez ou outra, a natureza apronta surpresas. E foi isso o que aconteceu em Caraúbas, no oeste do Rio Grande do Norte, com o agricultor Geovane Sales. Ele colheu nesta segunda-feira (29), um exemplar de impressionantes 3 metros de comprimento e 44 kg de peso.
Ele plantou a raiz há cerca de um ano e meio no assentamento Petrolina, na zona rural do município. O tubérculo é tão grande que foram precisos dois homens para retirá-lo da terra.
Após ser a mandioca ser retirada, ele mediu a raiz que tinha 3 metros e 10 centímetros. De acordo com reportagem publicada pelo G1, a área plantada é dos pais de Geovane, Wilma Oliveira e Reginaldo Sales, que também são agricultores.
O produtor conta que não costuma utilizar irrigação nos cultivos. “É só terra natural, não tem adubo. E não foi irrigado também. Foi só a água do inverno que ela pegou”.
Mandioca poderia crescer ainda mais
O agricultor relatou que é normal cultivar a planta e colher até dois anos após semeada, mas apenas se ela não estiver oca por dentro. Ele acredita que esse exemplar de 3 metros cresceria ainda mais, caso não tivesse sido colhida.
Segundo a reportagem do G1, ele diz que o tamanho da mandioca é resultado da qualidade da terra. Ele já havia retirado outras com cerca de 1 metro e meio.
“A gente não sabia que chamava tanta atenção. Quando arrancamos essa com mais de 3 metros, nós resolvemos mostrar para o pessoal. Já veio gente aqui e disse que nunca tinha visto na vida uma macaxeira desse tamanho”, contou.
Geovane e os pais contaram que vão distribuir a macaxeira entre os familiares.
Foto: Arquivo Pessoal